Nosso sistema estomatognático (dentes, gengiva, ossos) não é estático, como todo o resto de nosso corpo, ele muda com o passar do tempo. Vai se adaptando a novas funções e envelhece. Então é muito comum que mudanças ocorram após o final do tratamento ortodôntico. Em geral se for mantido um controle com o ortodontista, e as contenções forem utilizadas adequadamente, estas modificações serão mínimas e não vão interferir negativamente na oclusão e estética do sorriso.
Mas o que acontece muitas vezes é que por falta de uso das contenções e/ou acompanhamento pelo ortodontista, os dentes ficam tortos novamente, seja por recidiva do tratamento ou por um envelhecimento natural da oclusão (apinhamento terciário).
O primeiro pensamento nestes casos é: E agora?! Tenho que usar aparelho fixo novamente?!
A boa notícia é que nem sempre é necessário montar o aparelho ortodôntico fixo novamente. É necessária uma avaliação criteriosa pelo ortodontista, e em alguns casos em que a mudança foi mínima é possível apenas reinstalar as contenções para que o desalinhamento não piore.
Mas se os dentes ficaram tortos a ponto de dificultar a higiene ou atrapalhar a estética, então é necessário um novo tratamento ortodôntico. Em geral ele pode ser feito com aparelhos fixos convencionais metálicos ou estéticos (porcelana ou safira), mas comumente também podem ser utilizados apenas alinhadores removíveis.
Os alinhadores são placas transparentes que corrigem a posição dos dentes sendo especialmente indicadas para pequenos desalinhamentos dos dentes da frente. Este tipo de tratamento costuma ser muito rápido (em torno de 6 meses a 1 ano).
Também é mais confortável pois as placas podem ser removidas para comer e escovar os dentes, não limitando de qualquer forma a alimentação e higiene.
Na Trindade Odontologia disponibilizamos os sistemas de alinhadores invisíveis Invisalign (EUA) e OrthoAligner (nacional). Para saber mais agende sua consulta! Esperamos por você.