Você sabe como escovar os dentes de forma correta?

Você está visualizando atualmente Você sabe como escovar os dentes de forma correta?
como escovar os dentes

Atividade de todo o dia. A base para uma boa saúde bucal e qualidade de vida, mas você sabe como escovar os dentes de forma correta?

Vamos explicar tudinho para você não ter mais dúvidas!

1- Qual a melhor escova de dentes para mim?

De modo geral, a escova de dentes mais indicada para a maioria das pessoas tem cabeça pequena, cerdas macias e retas. Uma boa densidade de cerdas é importante e faz com que a higiene seja mais eficiente. Acessórios como cerdas de borrracha ou cruzadas são desnecessários e podem até prejudicar a higiene.

escova de dentes ideal

Em casos especiais o dentista após um exame acurado pode indicar o uso de escovas diferenciadas para ajudar na higiene. Nestes casos podem ser indicadas escovas elétricas, com cerdas especiais, etc.

Dica da dentista

A escova deve ser trocada a cada 3 meses ou assim que perceber que as cerdas estão danificadas. Algumas escovas tem indicadores de cor que ajudam a determinar a durabilidade da escova.

Curiosidade: Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que o brasileiro troca de escova de dentes em média a cada 18 meses.

2- Qual a pasta de dentes mais indicada?

O principal em uma pasta de dente é a presença de Flúor. Ele auxiliará tanto na eliminação das bactérias que causam cárie como no fortalecimento dos dentes. Além disso já está comprovado que o uso diário de flúor ajuda a diminuir a sensibilidade dentária.

⇒ Pastas dentais clareadoras: em geral funcionam pela remoção dos pigmentos que aderem sobre a superfície do dente. Não são produtos que clareiam o dente internamente como é feito no clareamento dentário profissional.

Quer saber mais sobre o Clareamento dental veja este artigo: Clareamento Dental Caseiro ou a Laser: qual é melhor?

Pastas clareadoras, por serem mais abrasivas podem estar relacionadas com aumento da sensibilidade dental e irritações gengivais. Então não recomendamos o uso contínuo por longo tempo destes produtos.

⇒ Pastas dentais para dentes sensíveis: costumam ter em sua composição além do flúor, outros agentes dessensibilizantes. São bastante eficientes na redução da sensibilidade dentária leve. Para casos mais severos é fundamental consultar um dentista!

Para mais informações a respeito de sensibilidade dental dá uma olhada neste post: Você sabia que beber energéticos pode deixar os dentes mais sensíveis?

Dica da Dentista

Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria é indicado o uso de pastas dentais com flúor para crianças já desde o aparecimento do primeiro dente. Nestes casos é importante que os pais ou responsáveis façam a escovação controlando a quantidade de creme dental. É indicada quantidade bem pequena de pasta, do tamanho de um grão de arroz. Veja no fim deste artigo algumas dicas de como escovar os dentes das crianças!!

quantidade pasta dentes crianca
Quantidade de Pasta dental indicada para escovar os dentes.

3- Mas afinal como escovar os dentes de forma correta?

  1. Posicione a escova dental em 45° na junção entre a gengiva e o dente e faça o movimento como se estivesse varrendo em direção a ponta do dente. Repita este movimento 3 ou 4 vezes a cada 2 ou 3 dentes.  Contorne todos os dentes de cima e de baixo pela parte de fora (das bochechas).
  2. Repita este mesmo movimento na parte de dentro dos dente (da língua).
  3. Limpe a parte dos dentes que morde com movimentos de vai e vem.
  4. Finalize escovando a língua.
  5. E não esqueça de usar o fio dental pelo menos 1 vez por dia!

Complicou?! Dá uma olhada no vídeo aí embaixo que mostra direitinho a técnica!

Dicas da Dentista:

⇒ Não use muita força para escovar os dentes. O excesso de força pode desgastar excessivamente a superfície dental, além de machucar as gengivas.

Força não é sinônimo de boa escovação!

⇒ Tenha paciência! Não adianta escovar os dentes correndo. Principalmente na escovação da noite, invista tempo em garantir que toda a placa bacteriana seja removida. Capriche! Vai valer a pena!

⇒ Escove pelo menos 3 vezes por dia! Lembrando que a escovação dentária mais importante é antes de dormir.

E como escovar os dentes das crianças de forma correta?

Aplicar a técnica de escovação descrita acima pode não ser a tarefa mais fácil em uma criança de 2 ou 3 anos. Então, para escovar o dente das crianças utilize a técnica de escovação circular:

  1. Faça movimentos circulares sobre a superfície dos dentes indo até a linha da gengiva. Contorne todos os dentes de cima e de baixo pela parte de fora (das bochechas).
  2. Repita este mesmo movimento na parte de dentro dos dente (da língua).
  3. Limpe a parte dos dentes que morde com movimentos de vai e vem (trenzinho).
  4. Finalize escovando a língua.
  5. E não esqueça de usar o fio dental pelo menos 1 vez por dia. Sim, crianças também devem usar fio dental!!

Dica da dentista (e mãe também!)

⇒ A escova das crianças deve ter a cabeça bem pequena e ser bem macia!

⇒ Cuidado com o excesso de força!

⇒ Brigar não adianta! Tente fazer este momento ser divertido e lúdico. Use sua criatividade. Invente histórias. Mostre os “bichinhos” que estão saindo da boca. Promova uma verdadeira caçada aos “bichinhos” e comemore cada remoção!

⇒ Explique que estes “bichinhos” estragam os dentes quando comem o restinho dos alimentos do dia. Crianças são muito inteligentes! Sempre lembro para minha filha o que ela comeu ao longo do dia, e explico que os “bichinhos” adoram estes alimentos, principalmente quando é dia de doces!

⇒ Use desenhos, vídeos e histórias para te ajudar e mostrar como escovar os dentes !

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato!