Prótese Dentária

Prótese Dentária

Prótese Dentária é uma especialidade odontológica altamente complexa que tem por objetivo a reabilitação bucal através da reposição dos dentes e tecidos perdidos.

protese dentaria florianopolis

A prótese devolve ao paciente a estética, aumentando a sua autoestima e qualidade de vida, além de restabelecer a fonética e a eficiência da mastigação.

Como funciona a Prótese Dentária?

Para a confecção de qualquer tipo de prótese odontológica é necessária uma avaliação criteriosa envolvendo exames clínicos e radiográficos para que seja feito o diagnóstico dos problemas existentes.

Na sequência, é elaborado um planejamento de acordo com as possibilidades de resolução juntamente com as expectativas do paciente.

Ao longo dos últimos anos, desenvolveram-se diversos materiais para sanarem a exigência estética e a adaptação clínica e fisiológica dos pacientes para esses substitutos dentários.

Quais os tipos de Prótese Dentária existem?

As próteses podem ser fixas ou móveis (removíveis) para solucionarem a falta de um ou mais dentes.

As próteses fixas são cimentadas sobre raízes de dentes naturais ou implantes dentários ou, ainda, parafusadas sobre implantes. (Veja mais sobre as próteses fixas logo abaixo)

Já as próteses móveis (prótese removível) podem ser removidas pelo paciente para que seja feita a higienização fora da boca. (Mais detalhes a seguir)

Dentre esses dois tipos de próteses fixas ou móveis, existem vários tipos de próteses dentárias que podem ser confeccionadas de acordo com cada caso, variando o grau de complexidade, eficiência mastigatória, facilidade de higienização e estética, além do tempo de duração do tratamento e custo.

Próteses Fixas


Coroas Unitárias (Prótese Dentária Unitária)

São indicadas para pessoas que perderam grande parte da estrutura da coroa (parte do dente que fica acima da gengiva) por motivo de cárie, fratura ou restaurações muito extensas com a finalidade de recobrir todo o dente, devolvendo sua cor e forma.

As próteses unitárias podem ou não precisarem de pinos dentro das raízes, metálicos ou não, para suportarem a coroa que será cimentada.

coroa unitaria fixa dente
Coroa Unitária fixa sobre a raiz do próprio dente

As coroas unitárias podem ser realizadas tanto sobre dentes quanto sobre implantes. Em casos de implantes, as coroas unitárias podem ser cimentadas ou parafusadas sobre o implante.

coroa sobre implante
Coroa Unitária Fixa sobre Implante Dentário

Pontes Fixas (Prótese Parcial Fixa)

São próteses para três ou mais dentes, indicadas para pessoas que perderam dentes naturais, mas que apresentam dentes adjacentes que podem ser utilizados como suporte dessa prótese.

protese fixa 3 dentes

Esses dentes são preparados através de desgaste para receberem a peça cimentada sobre eles. Esse tipo de tratamento é indicado com frequência para pacientes que optam por não fazerem implantes. Nestes casos os implantes dentários seriam uma opção de tratamento mais conservadora por não haver o comprometimento dos dentes vizinhos ao espaço faltante.

Prótese Fixa sobre Implantes

São próteses dentárias com três ou mais dentes que são fixadas sobre dois ou mais implantes.

protese fixa sobre implantes

A vantagem desse tipo de prótese com utilização de implantes é a independência de suporte dos dentes adjacentes e a eficiência mastigatória.

Prótese Protocolo

São próteses que repõem todos os dentes de uma arcada e ficam fixas na boca.

Elas são fixadas sobre implantes, normalmente de 6 a 8 implantes na arcada superior, e de 4 a 5 na arcada inferior.

protese dentaria protocolo

São próteses que garantem maior conforto, segurança e capacidade mastigatória se comparadas às próteses totais (popularmente conhecidas como dentaduras).

Prótese Removível

Prótese Parcial Removível

Também chamada de PPR ou “perereca”, é uma alternativa de tratamento para os casos em que ainda existem dentes saudáveis e que podem ser usados de apoio para os grampos metálicos da peça protética. Ela irá repor os dentes naturais e tecidos faltantes.

As principais vantagens desse tipo de prótese dentária são o menor custo, se comparada as fixas, requerem pouco desgaste dos dentes que servirão de apoio, facilidade de higienização, que é feita fora da boca, e poucas consultas para a sua confecção.

protese parcial removivel

A principal desvantagem é o aparecimento dos grampos usados para estabilizar a prótese.

Prótese Total

Também chamada de “dentadura”, é uma peça protética confeccionada em resina acrílica indicada para pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada.

Também é uma prótese com baixo custo, se comparada com as sobre implantes e a principal desvantagem é a retenção e estabilidade, principalmente se tratando da arcada inferior.

Overdentures

São próteses totais implanto-suportadas, ou seja, que contam com 2 (ou mais) implantes dentários para a sua retenção, otimizando a sua estabilidade na boca. Esse tipo de prótese móvel possui um sistema de encaixe sobre os implantes que podem ser do tipo barra ou o´ring para se fixar na prótese.

overdenture

Dica da Especialista em Prótese Dentária

Todas as próteses do tipo removíveis devem ser retiradas e higienizas em todas as suas faces após cada refeição e antes de dormir, para evitar o acúmulo de alimentos e placa bacteriana.

E para que se tenha sucesso nesse tipo de tratamento reabilitador são necessárias consultas periódicas estabelecidas pelo profissional, para que possa ser feito o acompanhamento.