Tratamento de Canal

A Endodontia, popularmente conhecida como Tratamento de Canal, é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças da polpa do dente.

Quando a polpa dentária sofre uma agressão por cárie ou trauma, por exemplo, e não é capaz de se recuperar, ela sofre um processo de inflamação persistente, seguido de necrose. Esta necrose pode inclusive se estender para a região próxima ao ápice do dente (região periapical) formando as chamadas lesões periapicais (Abcesso, Granuloma ou Cisto Periapical).

polpa inflamada infeccionada

Se o problema não for tratado, a infecção pode causar danos ao osso perirradicular e periapical do dente, além de dor e/ou edema facial (inchaço do rosto). Sem tratamento o dente precisará ser extraído.

E como é feito o Tratamento de Canal?

O tratamento endodôntico (tratamento de canal) é um meio seguro de preservar dentes comprometidos e consiste na remoção da polpa comprometida, seguida da limpeza e obturação (preenchimento) dos canais radiculares.

Tratamento de Canal

Existem várias técnicas de tratamento de canal que permitem tratamentos mais rápidos e muito mais confortáveis. Dependendo de cada caso podem ser indicadas técnicas mecanizadas ou até tratamentos que são realizados em apenas 1 sessão.

Após a realização do Tratamento de Canal é ainda necessário o fechamento ou reconstrução da coroa do dente. Estes procedimentos podem ser feitos através de Restaurações Estéticas ou Próteses como coroas, inlays ou onlays.