Como escovar de forma correta o Aparelho Ortodôntico?

Você está visualizando atualmente Como escovar  de forma correta o Aparelho Ortodôntico?
Escovação do Aparelho Ortodôntico

Esse questionamento é muito comum no consultório odontológico. A escovação correta do aparelho ortodôntico é fundamental para um bom desenvolvimento do tratamento.

Escova de dentes ideal para higiene do Aparelho Ortodôntico

Para tanto, deve-se utilizar uma escova dental de cabeça pequena e cerdas macias. Com o aparelho colado nos dentes é normal que a escova de dentes estrague mais rápido. Mesmo assim não é aconselhável o uso de escovas duras ou médias pois elas são mais agressivas para a gengiva. Se necessário troque a escova dental com mais frequência.

escova dente aparelho ortodontico
Escova de Dente para Aparelho Ortodôntico

Também podem ser utilizadas escovas ortodônticas, que tem as cerdas do meio mais baixas que as outras. A eficiência na escovação entre a escova dental ortodôntica e as escovas de cerdas niveladas é similar.

escova ortodontica
Escova Ortodôntica

Como escovar os dentes com Aparelho Ortodôntico

Faça movimentos de vai-e-vem com a escova dental inclinada em 45º e posicionada por cima e por baixo dos braquetes (peças do aparelho ortodôntico). O vídeo abaixo mostra esse movimento, que deve ser feito em cada dente. Escove também a área oclusal (parte dos dentes usada para morder os alimentos) e a face de trás dos dentes. E lembre-se de escovar a língua, pois a placa bacteriana acumulada sobre ela é um dos principais causadores do mau hálito.

Para finalizar a higiene bucal com aparelho ortodôntico é necessário complementar com a escova interdental e/ou unitufo e o fio dental para atingir a área embaixo do fio ortodôntico e entre os dentes, respectivamente. Logo teremos posts específicos para mostrar como usar estes acessórios na higiene bucal.

Dependendo da orientação do seu dentista também pode ser feito bochecho com solução antisséptica fluoretada uma vez por dia (preferencialmente antes de dormir) para reduzir o risco de cárie e inflamação gengival durante o tratamento ortodôntico.

Para outras dicas de cuidados com seu aparelho, veja também este post Orientações e cuidados com o Aparelho Ortodôntico.