Orientações, Dicas e Cuidados com o Aparelho Ortodôntico

  • Categoria do post:Ortodontia
Você está visualizando atualmente Orientações, Dicas e Cuidados com o Aparelho Ortodôntico
Limpeza de aparelho ortodôntico

Você montou seu aparelho ortodôntico, e agora? Seu dentista explicou direitinho como limpar e cuidar do aparelho, mas é tanta informação que chegando em casa parece que “dá um branco”! Então seguem algumas dicas fundamentais para cuidar de seu aparelho e levar o tratamento sem grandes complicações:

  1. Escove os dentes imediatamente após as refeições de acordo com as orientações fornecidas por seu dentista.
  2. A partir do momento que se coloca aparelho fixo, o paciente não deve mais utilizar os dentes anteriores (da frente), para cortar alimentos, tais como: maçã, cenoura, sanduíches mais consistentes, carnes, balas, etc.
  3. Evite alimentos pegajosos (chicletes, balas de goma, caramelo, etc.) ou duros (pé de moleque, rapadura, amendoim, castanhas, nozes, pipoca, etc.).
  4. As borrachinhas (ligaduras) amarelam/escurecem com o tempo e de acordo com sua dieta. Então para manter a cor das borrachinhas por mais tempo, tente evitar consumo excessivo de alimentos muito corados.
  5. É normal sentir uma sensibilidade nos 3 (três) primeiros dias após as ativações do aparelho. Se houver dificuldade para mastigar o alimento, recomendam-se alimentos líquidos e pastosos como sopas, caldos e purê. O nível de sensibilidade à dor varia de pessoa para pessoa.
  6. Em caso de quebra do aparelho ortodôntico, entre em contato com o ortodontista e guarde as peças soltas. Tome cuidado para não ingerir nenhuma peça que tenha soltado.
  7. No inicio, o aparelho ortodôntico pode incomodar um pouco as bochechas, lábio e língua. Isso em função de uma reação normal do organismo a um corpo estranho, sendo que com tempo essa reação desaparece. Para evitar, utilize a cera ortodôntica fornecida pelo ortodontista.
  8. Se o aparelho estiver machucando, não o remova por conta própria. Entre em contato com o ortodontista.
  9. Você deve manter controles clínicos periódicos para a prevenção de cáries e doenças gengivais. Em caso de persistência dessas patologias, o tratamento ortodôntico poderá ser suspenso até que as mesmas estejam sob controle.

Agora você já sabe como cuidar de seu aparelho, mas se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato!