Sabe aqueles dentes tortos que ficam um na frente do outro, como se faltasse espaço para que todos ficassem alinhados certinho na arcada? O nome correto deste problema é apinhamento dentário.
O apinhamento ocorre exatamente quando falta espaço para que os dentes se posicionem corretamente.
Ele pode acontecer já na criança quando os dentes permanentes nascem, mas também pode ocorrer em pessoas com dentes perfeitamente alinhados, e com o passar do tempo estes dentes vão modificando suas posições e ficando tortos e apinhados.
O apinhamento em adultos também é conhecido como ruga da oclusão, e com o tempo tende a piorar.
Neste caso é chamado apinhamento terciário, e também é conhecido como uma ruga da oclusão, pois inicia tardiamente e vai piorando com o passar do tempo. Este apinhamento terciário ocorre na maioria da população e não está relacionado ao uso anterior de aparelho.
A parte boa desta história, é que tem solução. Quanto antes se buscar o tratamento, melhores serão as possibilidades de correção. Para tanto podem ser utilizados aparelhos fixos convencionais metálicos ou estéticos (cerâmico), ou até alinhadores invisíveis como OrthoAligner ou Invisaling.
É possível corrigir dentes tortos sem usar Aparelho Fixo?
Sim! Os alinhadores invisíveis trouxeram a possibilidade de corrigir dentes tortos (apinhamento dentário) sem a montagem de aparelho fixo. Eles são uma série de placas transparentes, feitas sob medida para cada caso, que vão gradualmente levando os dentes para suas posições corretas.
O tratamento com alinhadores é tão eficiente quanto a ortodontia convencional. Além disso proporciona muito mais conforto, pois por ser removível permite escovação dentária e uso de fio dental sem complicações e alimentação sem qualquer restrição.