Bruxismo e Aparelho Ortodôntico

Você está visualizando atualmente Bruxismo e Aparelho Ortodôntico
Bruxismo

Uma das perguntas frequentes dos pacientes: Se eu usar aparelho, melhora o Bruxismo? A resposta é um pouco frustrante: de modo geral não. Mas vamos explicar um pouco melhor.

O que é Bruxismo ?

O Bruxismo é uma atividade muscular frequentemente inconsciente e fora de seu controle, que leva a apertar ou ranger os dentes. Ele pode ocorrer durante o sono ( Bruxismo noturno ) ou quando acordado (Bruxismo em Vigília).

Quais os sinais e sintomas do Bruxismo ?

Os sintomas do Bruxismo normalmente são:

  • Desgaste dos dentes;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Sensibilidade Dentária;
  • Dores musculares na face;
  • Dor na articulação mandibular (ATM);
  • Quebras frequentes de dentes e restaurações.
Sintomas do Bruxismo
Sintomas do Bruxismo

O Bruxismo tem cura ?

Em geral não. Existe a Placa para Bruxismo que costuma ser bastante eficiente na redução dos sintomas. Mas é necessário um acompanhamento para ajustes periódicos da placa.

Também é muito importante que o paciente aprenda a perceber e conviver com o bruxismo. Existem diversas medidas orientadas pelo dentista de acordo com o diagnóstico de cada caso que podem ajudar a diminuir a atividade do Bruxismo.

Além disso custuma ser um problema cíclico, ou seja, que vai e volta com o passar do tempo. Então a orientação profissional e a autoavaliação constante para perceber a presença da parafunção é fundamental para a boa qualidade de vida.

E como tratar o Bruxismo ?

O tratamento do Bruxismo é feito através de Placa de Bruxismo e alguns cuidados no dia a dia. Na verdade não gostamos de falar em tratamento, mas sim em controle, pois como já falamos não existe cura. Então após uma avaliação detalhada considerando os fatores que podem estar envolvidos na parafunção em cada caso, o dentista pode indicar:

  • Higiene do sono: é uma preparação para um sono tranquilo. Os cuidados incluem: alimentação leve antes de dormir, preparar o quarto com temperatura e iluminação adequada, ter rotina (horário para dormir), evitar uso de smartphones e tablets na cama antes de dormir, etc.
  • Buscar relaxamento através de realização de atividade física frequente, massagens relaxantes, acompanhamento psicológico, etc.
  • Placa para Bruxismo – Placa miorrelaxante.

É importante destacar que somente a avaliação detalhada realizada por um dentista pode indicar o melhor tratamento de forma específica para cada caso.

Se este é o seu caso, clique aqui e agende sua avaliação.

Como é a placa de Bruxismo?

A placa para Bruxismo é feita em resina acrílica, um material rígido. Ela pode ser feita no arco superior ou inferior. E deve ter espessura para suportar o ranger e o apertamento dos dentes. Além disso, deve ser plana e ajustada para contactar a maior quantidade possível de dentes no arco oposto, o que permite um bom equilíbrio funcional.

Durante a atividade de parafunção, ou seja ranger ou apertar os dentes, a placa vai distribuir a força excessiva e proteger a superfície dental do desgaste e quebras de dentes e restaurações.

A placa é indicada para usar durante a noite para proteger os dentes do Bruxismo noturno .

Placa para Bruxismo
Placa para Bruxismo

E as placas flexíveis (placa de silicone por exemplo)? Elas não são indicadas pois não podem ser ajustadas e não protegem os dentes de forma adequada. A Dra Juliana Barbosa, especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial discorre de forma muito clara sobre o uso da placa de silicone neste Artigo.

O uso de Aparelho Ortodôntico ajuda a melhorar o Bruxismo ?

Normalmente não. As causas do Bruxismo não estão bem estabelecidas, os últimos estudos sugerem que estão bastante relacionadas a fatores emocionais, como estresse por exemplo. Já a forma como os dentes se encaixam (oclusão) parece ter um papel muito pequeno no desenvolvimento do problema.

Então quem tem Bruxismo não deve usar aparelho? Não é bem assim. Se existe uma maloclusão ou seja dentes tortos ou que não se encaixam bem, é importante realizar a correção ortodôntica para melhora funcional e estética.

Qual aparelho é mais indicado para quem tem Bruxismo?

A escolha do aparelho mais indicado depende mais do tipo de maloclusão do que a presença da parafunção propriamente dita. Mas a correção com alinhadores dentários como Invisalign por exemplo tem grandes vantagens nestes casos:

  • O próprio aparelho (alinhador) recobre a superfície dentária e protege os dentes durante o tratamento ortodôntico, mesmo que o paciente faça o Bruxismo, ranja os dentes por exemplo, não haverá desgaste.
  • Menos quebras e atrasos do tratamento. Pessoas que rangem ou apertam os dentes acabam quebrando muito o Aparelho Ortodôntico Fixo. Com as placas alinhadoras isso não acontece.
invisalign
Invisalign

Bruxismo secundário

Como último tópico, gostaria de destacar que existem algumas condições que predispõem ao Bruxismo. Por exemplo em crianças, alguns estudos tem indicado que distúrbios respiratórios podem causar a parafunção. Em adultos a apneia obstrutiva do sono parece estar relacionada ao ranger dos dentes. Nestes casos não é indicada a instalação de placa, e sim o encaminhamento para o tratamento do distúrbio primário, ou seja o problema respiratório.

A avaliação por um dentista qualificado é fundamental para determinar a melhor estratégia de tratamento.

Se ainda tem dúvidas, agende uma avaliação. Ficarei feliz em conversar com você.



Se você busca ainda mais esclarecimentos, essa é uma Entrevista realizada com O Prof. Dr. Paulo Conti, professor da FOB-USP, coordenador do Bauru Orofacial Pain Group, e um grande nome na Odontologia Brasileira. No programa Saúde em Prática da TV Unesp de Bauru, ele explica de forma bastante acessível o assunto.