Aparelho Estético : novidades em velocidade, estética e conforto!

  • Categoria do post:Ortodontia
Você está visualizando atualmente Aparelho Estético : novidades em velocidade, estética e conforto!

Já a algum tempo usar aparelho deixou de uma condenação de anos a “boca metálica”. Opções de aparelho estético mais rápido, mais confortável e quase invisível estão disponíveis e com custo cada vez menor.

Então dá uma olhada aí embaixo em todas as novidades!

Alinhador Transparente

É última inovação em termos de aparelho ortodôntico.

invisalign
Invisalign

São placas transparentes removíveis que vão gradualmente levando os dentes para suas posições corretas.

Todo o planejamento é feito no início do tratamento através de forma virtual, e por isso é possível ter uma boa idéia do resultado final do tratamento. O tempo de tratamento também é definido logo no início. Dessa forma o paciente tem um controle muito maior sobre seu próprio tratamento.

“O tempo de tratamento também é definido logo no início.”

Os alinhadores devem ser utilizados o máximo de tempo possível, sendo removidos somente para comer e higienizar os dentes. E portanto, como são removíveis não são necessários cuidados especiais com a alimentação e nem com a higiene bucal.

O conforto também é uma característica deste aparelho. Os alinhadores não costumam machucar bochechas, lábios ou língua e a dor após as ativações normalmente é menor em relação aos aparelhos fixos colados.

A velocidade de tratamento é maior. Como todo o movimento é planejado por computador, a quantidade de ativação é muito controlada. Por isso é possível trocar os alinhadores (evoluir o tratamento) em geral a cada 15 dias.

“As consultas de ativação são mais curtas e confortáveis.”

Apesar de as ativações serem mais frequentes, não é necessário ir ao dentista a cada ativação. O ortodontista vai definir o melhor protocolo para cada paciente. Na maioria das vezes, consultas mensais ou até a cada 2 meses são suficientes . Além disso, as consultas costumam ser mais curtas e confortáveis.

Desvantagens:

  • Por ser removível, depende muito da cooperação do paciente ao longo do tratamento.

Se você que saber mais sobre o tratamento com alinhadores clique aqui.

.

Existem diversos sistemas de Alinhadores:

Invisalign

alinhador invisalign
Alinhador Invisalign

É sistema de tratamento ortodôntico com alinhadores transparentes, com maior versatilidade e tecnologia. A Align (empresa responsável pelo Invisalign) é norte-americana e atua no mundo todo. Em Julho de 2020 já tinha mais de 8 milhões de pacientes que utilizaram este sistema.

Os tratamentos são previsíveis e eficientes mesmo em casos mais complexos.

Para saber mais sobre o Invisalign veja este artigo: Invisalign: a alternativa transparente aos aparelhos ortodônticos convencionais

.

Ortho Aligner

Alinhador Transparente Ortho Aligner
Alinhador Transparente Ortho Aligner

É um sistema de alinhadores transparentes nacional. A Compass 3D é a empresa responsável pelo Ortho Aligner e tem evoluído muito nos últimos tempos.

Tem um custo um pouco mais acessível que o sistema norte-americano, mas infelizmente é indicada apenas para casos de baixa complexidade.

 

Aparelho Safira

É um tipo de aparelho estético cerâmico fixo, colado sobre os dentes. Dentre os aparelhos ortodônticos fixos é o mais discreto!

aparelho safira
Aparelho de Safira

Por ser muito transparente tem estética impecável, ficando muito discreto sobre os dentes. Costuma ser um pouco mais confortável do que os aparelhos ortodônticos convencionais metálicos por ter arestas mais arredondadas.

As desvantagens:

  • Precisa do uso da “borrachinha” que amarela com o tempo.
  • O fio utilizado para movimentar os dentes normalmente ainda é metálico.*
  • Precisa de cuidados especiais com a alimentação e higiene bucal.
*Existem fios ortodônticos estéticos (brancos), mas como eles não tem propriedades tão boas quanto os fios metálicos, acabam sendo usados mais em casos bem específicos.

Para saber mais sobre o Aparelho de Safira veja este artigo: Aparelho de Porcelana ou Aparelho de Safira: 10 dúvidas respondidas por especialista

.

Aparelho de Porcelana

aparelho de porcelana
Aparelho de Porcelana

Também é um aparelho de cerâmica fixo colado sobre os dentes.

A grande diferença está na estética do material. O aparelho de porcelana é mais leitoso que o de safira e por isso não fica tão invisível. Ainda assim é uma opção bem mais discreta que o aparelho metálico.

Tende também a ser um pouco mais confortável que o aparelho ortodôntico convencional de metal, pelas arestas dos braquetes (peças do aparelho) serem mais arredondadas.

As desvantagens são iguais ao Aparelho de Safira:

  • Precisa do uso da “borrachinha” que amarela com o tempo.
  • O fio utilizado para movimentar os dentes normalmente ainda é metálico.
  • Precisa de cuidados especiais com a alimentação e higiene bucal.

Para saber mais sobre o Aparelho de Porcelana veja este artigo: Aparelho de Porcelana ou Aparelho de Safira: 10 dúvidas respondidas por especialista.

Aparelho Estético Autoligado

Aparelho Estetico Autoligado
Aparelho Estético Autoligado

É também um aparelho de cerâmica fixo, colado sobre os dentes. A grande vantagem é que por ser autoligado, dispensa o uso das “borrachinhas” e por isso não escurece nem muda de cor com o tempo.

Em geral a maioria desses braquetes tem um clip metálico responsável por segurar o fio. E por isso não ficam tão discretos quanto um Aparelho de Safira, por exemplo.

As desvantagens:

  • O fio utilizado para movimentar os dentes normalmente ainda é metálico.
  • O clip metálico que segura o fio atrapalha um pouco a estética.
  • Precisa de cuidados especiais com a alimentação e higiene bucal.

.

Aparelho Estético de Policarbonato

É um aparelho ortodôntico fixo aparentemente muito parecido com os aparelhos de porcelana e safira. Entretanto é feito de um tipo de resina plástica.

aparelho estetico policarbonato
Aparelho Estético de Policarbonato

A única vantagem é que tem um custo inferior a todas as outras opções. Mas a qualidade também fica comprometida. São aparelhos menos resistente que quebram e descolam mais.

Além disso, por ser de material plástico, com o tempo mudam de cor e escurecem por absorver os pigmentos dos alimentos ingeridos.

Desvantagens:

  • Mudam de cor e escurecem com o tempo.
  • O fio utilizado costuma ser metálico.
  • Precisa de “borrachinhas” que amarelam com o tempo. Exceto nas versões autoligadas, que dispensam o uso de “borrachinhas”.
  • Tem maiores índices de quebra e descolamento.
  • Precisam de cuidados especiais com a alimentação e higiene bucal.

OBS: Em nosso consultório, nem trabalhamos com este tipo de material por considerar que as desvantagens comprometem muito o tratamento.

.

Ainda tem dúvidas? Adoraremos ouvir o que você tem a dizer.  Envie-nos uma mensagem ou se preferir, solicite um horário através de nosso WhatsApp.