Contenção Ortodôntica Estética: você já ouviu falar?

  • Categoria do post:Ortodontia
Você está visualizando atualmente Contenção Ortodôntica Estética: você já ouviu falar?
Contenção Ortodôntica Estética

Você terminou seu tratamento ortodôntico. Os dentes estão bem alinhados, o sorriso está lindo! E agora?!

Após qualquer tratamento ortodôntico, seja com aparelho fixo ou alinhadores, são necessárias contenções. Aparelhos que servem para manter os dentes nas posições corretas.

Existem diversos tipos de contenção ortodôntica.

Contenção Ortodôntica Superior

Normalmente é um aparelho móvel, mas pode ser de vários tipos de acordo com a preferência do Ortodontista.

Contenção Ortodôntica tipo Hawley

É o aparelho mais comumente utilizado. O céu da boca é recoberto por uma placa acrílica e um fio de aço contorna a frente dos dentes. É muito eficiente e tem a vantagem de poder ser levemente ativada em casos de necessidade.

Contencao Ortodontica

E as Conteções Estéticas?!

Contenção Estética Ortodôntica tipo Placa a vácuo

É uma placa de acetato transparente que envolve os dentes completamente. Pode ser uma boa indicação para pessoas que tem mais náusea e não se adaptam bem com aparelho com cobertura do céu da boca.

Por envolver os dentes pela frente e por trás, é excelente na manutenção das posições obtidas ao final do tratamento. Por isso é uma ótima indicação para evitar que fiquem abrindo espaços entre os dentes ou para evitar recidiva de rotações dentárias.

A desvantagem em relação a anterior é que uma vez feita, ela não pode mais ser ajustada. Ela também não permite o contato entre os dentes enquanto está na boca.

contecao transparente

Contenção Ortodôntica Estética tipo Placa Hawley

Uma novidade na Ortodontia, essa contenção estética é similar ao aparelho tipo Hawley.  É um aparelho removível com o céu da boca feito em acrílico e um fio que passa na frente dos dentes. Mas neste caso, a parte da frente que seria de fio de aço é substituída por uma faixa de acrílico transparente.

Desta forma o aparelho mantém os dentes em posição, e não interfere na estética do sorriso!

contencao ortodontica estetica

Contenção Ortodôntica Inferior

Na parte de baixo normalmente é utilizada uma contenção fixa colada atrás dos dentes inferiores. Este aparelho mantém a distância entre os caninos e serve como apoio para os incisivos e desta forma impede que eles voltem a entortar.

Como é colada atrás dos dentes, não aparece e fica muito discreta.

Essa é uma opção muito usada e extremamente eficiente, mas por ser mantida na boca por longos períodos e não ser removível é muito importante manter bons cuidados com a higiene bucal.

contenção fixa inferior

Teve algum problema com suas contenções, ou precisa fazer a troca? Entre em contato, adoraremos te receber 🙂