Fio Dental e Aparelho Ortodôntico: 6 dicas para facilitar o uso

• Categoria do post:Saúde bucal
Você está visualizando atualmente Fio Dental e Aparelho Ortodôntico: 6 dicas para facilitar o uso
Fio Dental e Aparelho Ortodôntico

Usar o fio dental com aparelho ortodôntico pode ser um grande desafio. De modo geral se gasta muito tempo e frequentemente essa tarefa é negligenciada.

Entretanto, o uso do fio dental é fundamental para remover placa bacteriana e restos alimentares que ficam entre os dentes.  Com o uso de aparelho ortodôntico o acúmulo de resíduos é ainda maior e por isso o uso do fio dental é tão importante.

Dica 1 – O fio deve entrar levemente sob a gengiva.

A estrutura do dente forma naturalmente um pequeno espaço (1 a 3 mm) sob a gengiva. O fio dental deve chegar nesse espaço. Então quando o fio for utilizado é importante passar o ponto de contato entre os dentes e inserir até que a gengiva ofereça resistência. Sempre com cuidado para evitar machucar ou cortar os tecidos gengivais.

Dica 2 – Pressione o fio dental contra o dente durante a remoção

O fio deve passar entre os dentes (ponto de contato) ir até o ponto de resistência da gengiva (com delicadeza); e então o fio deve ser pressionado contra a face lateral do dente formando um C e removido da gengiva em direção a ponta do dente. Desta forma os resíduos são puxados para fora e não pressionados para dentro da gengiva.

Dica 3 – Utilize sempre uma parte limpa de fio para cada dente

Devemos pegar uma quantidade de fio que seja confortável de segurar enrolando nos dedos e permita higienizar todas os dentes sempre com um pedaço limpo. Para isso pegue uma boa quantidade de fio  (algo entre 40 e 50 cm normalmente) enrole um pouco no dedo  esquerdo e o resto (a maior parte) no dedo da direita. Passe o fio dental entre os dentes, conforme explicado acima, e quando for para outro local solte um pouco do fio do dedo direito e enrole no dedo esquerdo. Dessa forma o fio dental conforme vai sendo usado, vai sendo passado de um dedo para o outro e sempre será utilizado um pedaço limpo do fio em cada área.

Essa dica é importante para que não sejam carregadas bactérias e restos alimentares de uma área para outra.

Dica 4: Se sangrar passe o fio com mais capricho

O sangramento pode ser ocasionado principalmente devido a duas situações:

1. Machucar/Cortar a gengiva: é uma causa menos comum, mas às vezes acontece. Se você se machucar usando o fio dental sentirá uma dor aguda (como um corte no dedo por exemplo) e ficará a marca, o corte propriamente dito.
  2. Sangramento por inflamação gengival: esta é a causa mais comum de sangramento na hora de passar o fio dental. Quando bactérias e restos de alimento acumulam-se próximo a gengiva ela fica inflamada (vermelha, inchada, dolorida e com facilidade para o sangramento). Ao utilizar o fio dental, somente pelo contato a gengiva já sangra. Neste caso não haverá corte ou machucado, mas certamente a região estará dolorida.

O importante nestes casos é entender que se a área não for bem limpa a inflamação vai continuar e piorar. Então é fundamental caprichar mais no uso do fio dental, mesmo que sangre e doa. O fio deve ser passado com delicadeza e capricho, tentando remover o máximo de placa bacteriana acumulada na região.

⇒ Dica: Se você tiver dificuldade de saber qual é o seu caso, consulte seu dentista de confiança.

Dica 5: Utilize o passa fio  se você usa aparelho ortodôntico

Uma das grandes chateações de usar fio dental com aparelho é justamente passar o fio dental por baixo do fio ortodôntico. Para facilitar utilize o passa fio. Ele funciona como um pequena “agulha” de plástico flexível que permite passar o fio dental de forma mais rápida e eficiente através do aparelho.

passa fio ortodontia

Dica 6: Se ainda estiver muito complicado usar fio dental com Aparelho Ortodôntico utilize o SuperFloss

O SuperFloss (Oral B) é um fio dental modificado e muito prático de ser usado. Ele vem já em pedaços pronto para uso. Cada fio tem uma pequena “agulha” de plástico que facilita muito a passagem do fio entre os braquetes e fios ortodônticos. O vídeo no final do post mostra direitinho como fazer.

⇒ Dica: O SuperFloss é composto por 3 partes em um só fio: “agulha” flexível, fio mais grosso (tipo uma esponjinha) e o fio dental propriamente dito. A agulha é somente para facilitar a passagem do fio. A esponjinha é para limpeza de espaços maiores entre os dentes. E o fio dental propriamente dito é a parte final do fio, e é indicado para uso em situações de contato normal entre os dentes.

super floss

Para mais orientações a respeito de Higiene Bucal olhe estes artigos: Como Escovar de Forma Correta o Aparelho OrtodônticoEscova Interdental e Unitufo: para que servem?