Herpes Labial: O vírus que vai e volta

  • Categoria do post:Saúde bucal
Você está visualizando atualmente Herpes Labial: O vírus que vai e volta

A Herpes Labial é uma lesão que aparece no lábio inicialmente como pequenas bolhas de água que evoluem para uma ferida. Essa doença é causada pelo vírus herpes simplex 1 e facilmente transmissível. Por isso estima-se que 90% da população mundial carregue o vírus herpes simplex 1 no organismo. Mas a manifestação de sintomas aparece, em média, em apenas 10 a 15% dos infectados.

Como saber que é Herpes?

O Herpes labial costuma começar com a famosa coceirinha no lábio. No dia seguinte aparece pequenas vesículas (bolhinhas de água) no lábio e em um ou dois dias essas bolhas estouram e se forma a ferida. Alguns sintomas comuns da lesão herpética são sensação de ardência, coceira e pequenas bolhas na boca.

Essa lesão costuma regredir expontaneamente em 7 a 10 dias.

Como herpes labial é transmitido?

O Herpes Labial é uma doença contagiosa. Ela é transmitida através da saliva contaminada. Uma pessoa com uma lesão de herpes labial ativa tem sua saliva cheia de vírus. Sendo assim é possível pegar herpes através do beijo ou por contato com objetos contaminados como por exemplo:

  • Compartilhar o mesmo copo;
  • Dividir canudos ou cigarros;
  • Compartilhar o mesmo batom;
  • Troca de chupetas, muito comuns em creches.
como prevenir herpes labial

Uma vez que entrou no organismo, o vírus fica alojado nos gânglios do sistema nervoso central. Quando as defesas imunológicas estão mais baixas ele se manifesta saindo do gânglio até alcançar a epiderme (pele do lábio).

Como evitar Herpes Labial?

Apesar de ser transmitido facilmente, há algumas formas de evitar recidivas em quem já possui o vírus instalado.

  • Cuidado com o sol: exposição solar deve ser evitada ao máximo, recorrendo sempre ao uso de protetor solar labial.
  • Controle seu estresse: uma vida muito estressante acaba comprometendo a imunidade o que deixa o caminho livre para a manifestação da doença.
  • Cuide da sua saúde: um corpo saudável mantém as defesas imunológicas em dia.
  • Alimentação adequada: além de ser importante para manter uma boa imunidade, alguns alimentos podem interferir tanto positiva quanto negativamente ao herpes. Veja o exemplo:
    • a Arginina: estimula o aparecimento do vírus. Ela está presente em chocolates, oleaginosas (amendoim, castanhas, amêndoa, pistache, nozes), aveia, e côco.
    •  Já a lisina é caracterizada por prevenir as feridas e recidivas do herpes, já que estimula o organismo na produção de anticorpos e enzimas. A mesma pode ser encontrada em carnes, peixe, ovos, leite e derivados.
alimentos para previnir herpes labial

Afinal, herpes labial tem cura ou não tem?

O Herpes Labial não tem cura. Uma vez que o organismo é exposto ao vírus, ele poderá se alojar no ramos nervosos e lá ficar adormecido. A manifestação da doença vai depender de várias condições do corpo.

O Herpes aparece principalmente quando algo perturba nossa imunidade. São alguns exemplos: situações de estresse, febre e período menstrual, etc. E isso explica o vai e vem do herpes. O vírus adormecido costuma se manifestar quando nossa saúde não vai bem.

Como tratar Herpes Labial

Vemos com muita frequência o uso de tratamentos caseiros para herpes usando álcool e gelo, porém estes tratamenos são pouco eficazes.

Medicamentos antivirais como Aciclovir e Famciclovir também são mostrados como uma das primeiras opções dos pacientes, como uma maneira de medicação precoce assim que os primeiros sintomas começam a surgir. Porém há a questão dos efeitos colaterais que estes medicamentos podem apresentar, tais como: dores de cabeça, tonturas, náusea, sonolência, além de possíveis protuberâncias na pele que podem piorar com a exposição ao sol.

Além disso, o uso desses medicamentos não impede as chances de recidivas do herpes.

Laserterapia para Herpes Labial

laserterapia herpes labial

Um tratamento que tem sido um grande alívio ao herpes labial é a laserterapia.

A fototerapia com laser de baixa intensidade tem diversas vantagens.

Pode ser utilizada em qualquer fase na manifestação do vírus, ou seja, diferente dos antivirais que só irão agir adequadamente se tomados nas primeiras horas de manifestação dos sintomas. Apesar de o momento ideal também ser a aplicação nas primeiras horas de sintomas, o laser pode ser aplicado independentemente da fase em que o herpes está.

O tratamento com laserterapia alivia lesões, age como anti-inflamatório, e promove a cicatrização. Não há efeitos adversos, e pode ser usado em crianças.

Talvez a maior vantagem do tratamento do Herpes Labial com laserterapia seja a redução das recidivas. Existem pesquisas mostrando que este tipo de tratamento tem diminuido a frequência e a gravidade no aparecimentos das lesões. Sendo especialmente indicado para aquelas pessoas que tem as lesões nos lábios com frequência.

Laserterapia para Herpes Labial: Procedimento tranquilo e muito eficaz

Como o laser age no Herpes?

A laserterapia já vem sendo utilizada por dentistas no auxílio de sintomas de aftas, doenças periodontais, mucosite oral e hipersensibilidade da dentina.

Nos casos mais avançados, o laser alivia sintomas, porém um tratamento clínico simultâneo continua sendo necessário.

No tratamento do herpes, o laser utilizado é o de baixa potência que possui ação anti-inflamatória e analgésica, estimulando a regeneração das células e sendo bastante eficaz já na primeira sessão.

Tive uma crise de herpes pela primeira vez, já posso fazer laserterapia?

Sim. Assim que surgirem os primeiros sintomas, que normalmente são a coceira ou prurido, já é possível realizar a terapia com laser na lesão. O tratamento logo no início do aparecimento do Herpes faz com que a lesão cure mais rápido.

O procedimento tem a vantagem de não causar resistência viral e ser bem tolerado pelos tecidos bucais.

Mais de uma sessão pode ser indicada para o tratamento, visando expandir o tempo entre uma crise e outra.

Se o paciente apresentar outra crise, a laserterapia deve ser realizada em cada recidiva, a fim de aliviar o mais rapidamente os sintomas e evitar o uso de medicamentos em conjunto.

Tratando Herpes Labial com Estomatologista

Você já ouviu falar desta área profissional?

Muito confundido com profissional da área estomacal, o estomatologista é um dentista especializado em diagnosticar doenças da boca.

É uma área que avalia o paciente além dos dentes, mas em manifestações de doenças que podem ser apresentadas na boca, envolvendo mucosa, glândulas e ossos.

Quando marcar avaliação com um Estomatologista?

Em casos de aparecimento de feridas na boca, por exemplo, pode ser uma indicação de uma avaliação.

Pacientes com diabetes, fumantes e em tratamentos oncológicos necessitam estar com consultas periódicas em dia.

Ao notar algumas das alterações abaixo, agende um estomatologista:

estomatologia tratamento herpes labial
  • Aftas frequentes;
  • Herpes frequentes;
  • Candidíase de repetição;
  • Boca descamando;
  • Sede excessiva e / ou boca seca;
  • Feridas na boca;
  • Sangramentos na gengiva;
  • Cáries de repetição;
  • Alterações no paladar;
  • Mucosas com tonalidade alterada.
Estomatologista Florianópolis
Dra. Caroline Zimmermann – Estomatologista na Trindade Odontologia

Aqui em nosso consultório no bairro Trindade, em Florianópolis, a Dra. Caroline Zimmermann é a nossa especialista em Estomatologia e realiza a laserterapia no tratamento e prevenção de herpes labial.