Odontopediatra, o dentista infantil

• Categoria do post:Saúde bucal
Você está visualizando atualmente Odontopediatra, o dentista infantil
Odontopediatra em Florianopolis

Porque ir ao Odontopediatra?

O odontopediatra é o dentista que cuida das crianças. É muito importante levar seu filho ao odontopediatra para receber as orientações corretas em relação ao cuidado com os dentes, prevenção de cáries e acompanhamento do desenvolvimento buco-facial assim como a erupção e troca dos dentes.

Desta forma, pequenos problemas podem ser corrigidos evitando que afetem de forma negativa o desenvolvimento da criança.

Quando devo levar meu filho ao Odontopediatra? Qual a idade para começar a ir ao Dentista?

A primeira consulta com o Odontopediatra deve ser realizada após o nascimento do primeiro dente de leite. O objetivo dessa primeira consulta, é educar e promover bons hábitos bucais desde a primeira infância da criança.

primeiro dente de leite

Logo após o nascimento, o recém-nascido recebe uma avaliação prévia da sua cavidade oral pela equipe hospitalar. Nas consultas com o Pediatra, a boca também é examinada. Mas quando nasce o primeiro dente de leite é necessário que o dentista infantil avalie se está tudo bem e oriente os melhores cuidados.

Como é a primeira consulta com Odontopediatra?  O que o dentista faz nesta primeira consulta?

A primeira consulta é realizada em dois momentos. Primeiramente o profissional precisa conquistar a criança, e para isso utiliza de vários recursos. Como por exemplo, vídeos e livros, para que a consulta seja toda de forma lúdica, prendendo ao máximo a atenção da criança. Sendo assim, a consulta se baseia na técnica ‘’falar/mostrar/fazer’’ especificado para cada faixa etária.

dentista de criança
Falar, mostrar e fazer

Em seguida, é realizado o exame clínico, uma avaliação visual para observar a situação bucal da criança. Além de anormalidades relacionadas a sucção, a respiração, ao ato de engolir e a mastigação. O profissional também analisa a necessidade de exames radiográficos ou outros procedimentos para um correto diagnóstico e montagem de um plano de tratamento adequado, conforme sua necessidade.

Além disso são passadas todas as informações necessárias para uma correta escovação, como por exemplo, a quantidade necessária de creme dental, que varia conforme a idade da criança. E também uma conversa sobre a relação da alimentação com a doença cárie.

E nesta consulta já é feita a Limpeza dos Dentes  (Profilaxia Odontológica)?

A profilaxia, conhecida como ‘’limpeza’’ consiste na remoção da placa bacteriana que está aderida à superfície dental. Normalmente não é realizada já na primeira consulta. Vai depender da idade e da aceitação da criança.

Este procedimento dever ser realizado periodicamente com intervalos de no máximo 6 meses. Mas esse tempo pode ser alterado de acordo com avaliação do Odontopediatra.

E como o odontopediatra realiza a Limpeza dos Dentes?

É como se fosse uma escovação, porém, com o uso de uma escova rotatória acoplada ao ‘’motorzinho’’ e pasta profilática, de uso profissional e com quantidade referentes a idade da criança.

O objetivo é remover placa bacteriana (bactérias e restos de alimentos), tártaro e manchas causadas por pigmentos dos alimentos.

A limpeza pode ser realizado com o uso de evidenciador de placa bacteriana ou não, isso depende de cada caso clínico.

Mas o que é evidenciador de placa bacteriana?

É um produto que colore de forma mais intensa as áreas de acúmulo de placa bacteriana, ou seja, mostra para os pais e a criança as áreas que merecem maior atenção no momento da escovação. Dependo da situação, pode ser realizada já na primeira consulta seguida da profilaxia.

revelação de placa bacteriana

E é preciso usar Flúor?

A necessidade ou não de aplicação de Flúor será avaliada pelo dentista infantil. Ela pode ser em forma de verniz, mousse ou gel, mas não é necessária para todos os casos. Alguns aspectos devem ser analisados, como por exemplo; se há presença de lesões cariosas; de como é a dieta da criança e como é realizado a higienização bucal, para então o profissional decidir sobre sua necessidade.

E de quanto em quanto tempo devo ir ao Dentista Infantil?

O acompanhamento deve ser periódico em geral de 6 em 6 meses, mas esse tempo pode variar de acordo com a avaliação do Odontopediatra. Nestas consultas será avaliado além da higiene bucal e risco de cárie, todo o processo de esfoliação (quando o dente cai) e erupção dental (quando o dente nasce) da criança, assim como o desenvolvimento das funções orais.

Criança escovar dentes

Dica da Odontopediatra:

O flúor deve ser utilizado na pasta dental desde o nascimento do primeiro dente de leite. Então, cuidados quanto a quantidade devem ser tomados para evitar qualquer intercorrência quanto a formação dental.

O ideal é:

• Criança entre 0 e 3 anos o ideal de creme dental é a metade de um grão de arroz cru.
  • Crianças entre 3 e 7 anos, o indicado é um grão de arroz cru.
  • Crianças acima de 7 a referência é um grão de ervilha, conforme especificado na imagem.
quantidade ideal de pasta dental para crianças

A primeira consulta deve ser um momento agradável e construtivo, deve ser uma experiência positiva para a criança e responsáveis. Além disso, o trabalho deve ser em conjunto, para que em casa a criança possa botar em prática tudo que aprendeu no momento da consulta e manter hábitos bucais adequados.]

Escrito por Dra. Fernanda Venâncio (CRO/SC 16.941)

A Dra Fernanda Venâncio é cirurgiã-dentista, e atende em Florianópolis , no consultório Trindade Odontologia.

Ainda sobraram dúvidas? Faça uma visita em nosso consultório na Rua Santa Luzia, 100, sala 1001, Trindade, em Florianópolis .