Ter dentes sensíveis é um problema bastante comum. Nestes casos os dentes costumam doer com o consumo de alimentos e bebidas geladas. Mas também pode ocorrer com alimentos quentes ou às vezes em situações mais severas até com a passagem de ar pelos dentes.
Existem diversas causas para o aumento da sensibilidade dentária:
- Desgaste dos dentes por bruxismo (ranger os dentes) ou por uma escovação com muita força.
- Retração da gengiva, que é quando a gengiva sobe e expoe a raiz do dente.
- Consumo excessivo de bebidas e alimentos ácidos, e é aqui que vamos focar nossa atenção!
Porque bebidas e alimentos ácidos deixam os dentes sensíveis?
Os ácidos contidos nos alimentos corroem a superfície do dente, deixando o esmalte dental mais fino. Em alguns casos ocorre até a exposição da dentina (parte mais interna do dente).
Dentro da dentina existem canais (túbulos dentínários) por onde passam terminações nervosas. Com a perda da proteção do esmalte, essas terminações nervosas ficam mais expostas e o dente mais suscetível as variações de temperatura.
Quais alimentos podem aumentar a Sensibilidade Dentária?
- Refrigerantes: principalmente Coca-Cola e os a base de limão como Sprite ou Soda Limonada. E piora bastante a acidez se acrescentar limão ou laranja ao refrigerante.
- Energéticos: RedBull, Monster, etc
- Bebidas Alcóolicas: vinho, espumante, caipirinha, etc
- Frutas e sucos cítricos: limão, abacaxi, laranja, etc.
- Vinagre
Para ter uma idéia melhor veja a acidez de alguns alimentos na tabela abaixo. O pH que mede a acidez. Quanto mais baixo o pH, maior a acidez e portanto maior o potencial de causar danos aos dentes. Qualquer pH abaixo de 5,5 já é capaz de remover minerais e portanto causar erosão ácida aumentando a sensibilidade dentária.
Na tabela estão grifados os alimentos que mais frequentemente são associados com sensibilidade e erosão ácida dos dentes.
É importante salientar que a frequência de ingestão destes alimentos é tão ou mais importante que o pH propriamente dito. Assim beber suco de limão eventualmente é muito bom e saudável, o problema é tomar suco de limão todos os dias!
A quantidade e frequência de ingestão de alimentos ácidos é importante para determinar a sensibilidade dos dentes.
Também é importante a quantidade ingerida. É por isso que às vezes temos sensibilidade nos dentes depois de uma festa em que ingerimos muita Caipirinha, Smirnoff Ice ou Espumantes, Estas bebidas são bastante ácidas e se ingeridas em quantidade podem deixar os dentes sensíveis temporariamente.
E os energéticos?
Existem diversas pesquisas recentes relacionando o consumo de energéticos com o aumento da erosão e sensibilidade dentária.
Fato é que o consumo desta bebida tem aumentado bastante nos últimos tempos. Os energéticos por si só já são bebidas ácidas (pH médio de 3,4). E comumente são ingeridos em drinks juntamente bebidas alcoólicas e refrigerantes. Essas misturas aumentam muito o potencial de danos aos dentes.
E então devo parar de consumir todos os alimentos ácidos?
Essa é a pergunta que escuto sempre no consultório!
Você deve continuar ingerindo os alimentos ácidos, pois fazem parte de uma dieta balanceada e saudável. Mas deve cuidar com a quantidade e frequência de ingestão destes alimentos.
Também vale a pena seguir as dicas aí embaixo!