Saiba quais hábitos evitam o escurecimento dos dentes

Você está visualizando atualmente Saiba quais hábitos evitam o escurecimento dos dentes
Maça e dentes brancos

Ter o sorriso perfeito é o desejo da maioria das pessoas, e saber quais hábitos evitam o amarelamento ou escurecimento dos dentes é um dos principais passos para uma boca saudável e linda.

Dicas importantes para que os dentes não fiquem amarelados são:

  • Evitar a ingestão frequente de alimentos com excesso de corantes;

  • Evitar a ingestão de alimentos muito ácidos;

  • Não fumar;

  • Fazer uma boa escovação e uso fio dental;

  • Ir ao dentista regularmente.

Para ajudar você a manter seus dentes sempre brancos e bonitos, vamos falar um pouco mais sobre esses alimentos e hábitos.

:arrow: Porque os dentes escurecem?

A estrutura dos dentes é composta por três edificações: a polpa, a dentina e o esmalte. O escurecimento fisiológico dos dentes acontece pelo desgaste natural  progressivo, inerente a idade, da parte externa do dente, o esmalte. Por esse motivo, as pessoas mais velhas tendem a ter dentes mais escuros que as pessoas mais jovens.

Outra causa é o consumo de alguns alimentos que causam manchas superficiais no esmalte. Isso acontece devido aos componentes particulares de cada alimento. Além disso, alimentos considerados ácidos, quando consumidos em excesso e diariamente, também causam o desgaste do esmalte, o que torna os dentes mais amarelados.

O que pode manchar os dentes?

Conheça os alimentos e hábitos mais comuns que em excesso, podem deixar seu sorriso mais amarelado.

Vinho escurece os dentes

Frutas

  • Limão, laranja, kiwi, abacaxi, tangerina, amora, mirtilo (blueberry);

Bebidas

  • Café, chá preto, refrigerantes, vitaminas efervescentes, suco de uva, vinho tinto.

Outros

  • Molho de soja (shoyo), açafrão, beterraba, catchup e açaí.

Mesmo sabendo que esses alimentos causam o escurecimento dos dentes, podemos seguir algumas dicas que evitam que os dentes fiquem amarelados ainda que sejam consumidos.

Hábitos que deixam os dentes mais amarelados ou escurecidos

  • Fumar
  • Má higiene bucal

Dicas para manter seu sorriso sempre branco!!

Escovar os dentes depois de consumir os alimentos mais pigmentados

Ficar sem tomar café é muito difícil para muitas pessoas. Para diminuir os danos que ele pode causar nos dentes, a dica é fazer uma escovação sempre depois de consumir a bebida. Dessa forma, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância. Além disso, o flúor no creme dental mineraliza o esmalte, fortalecendo-o.

hábito que clareia os dentes

Comer uma maçã

Comer uma maçã depois das refeições ou de tomar alguma bebida rica em corantes é bom, pois ela neutraliza odores, aumenta o pH e aumenta a formação de saliva, o que ajuda a manter os dentes mais limpos.

Só não abuse desta dica, comer uma maça não substitui a higiene bucal com escova e fio dental!

Evitar escovar os dentes  imediatamente depois de consumir os alimentos ácidos

Após a ingestão de qualquer alimento ou bebida ácidos devemos evitar escovar os dentes para não agravar o desgaste do esmalte. Assim, a dica seria fazer um bochecho com água para neutralizar a acidez na boca e aguardar um tempo de 10 a  20 min para escovar os dentes, dando tempo para a saliva promover a remineralização do esmalte que foi “dissolvido”.

Não fumar

É comum uma pessoa  que fuma ter os dentes amarelados, isso acontece por que a nicotina leva à descoloração progressiva. A melhor forma de evitar que isto aconteça é desistir deste hábito, um passo que, ainda beneficiará em grande medida a sua saúde.

Higiene bucal

Parece óbvio, mas é comum muitas pessoas não terem uma higiene bucal apropriada, o que favorece o amarelamento dos dentes. Então, o ideal é que você tenha o hábito de escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, usar fio dental e enxaguante bucal diariamente, principalmente após as refeições.

Clique aqui para ver como escovar seus dentes corretamente.

A higiene bucal previne além de dentes amarelados, as cáries e o mau hálito. Quando não é feita de maneira adequada, com o passar do tempo, provoca o acúmulo de placa o que pode levar a formação de tártaro, tornando os dentes ainda mais escurecidos.

Esses são alguns hábitos que hábitos evitam o escurecimento dos dentes. Tenha uma excelente saúde bucal, visite o dentista regularmente.

Se mesmo com todos esse cuidados ainda não está satisfeito com a cor de seus dentes, dá uma olhada neste artigo: Clareamento Dental Caseiro ou a Laser? e descubra como um dentista pode ajudar a recuperar a cor de seus dentes!!


Revisado pela Dra Vanessa Carla Ruschel (CRO/SC 11.689)

A Dra Vanessa Ruschel é dentista Especialista, Mestre e Doutora em Dentística Restauradora, e atende em Florianópolis , no consultório Trindade Odontologia.

Ainda sobraram dúvidas? Faça uma visita em nosso consultório na Rua Santa Luzia, 100, sala 1001, Trindade, em Florianópolis .