Tudo sobre Clareamento Dental: dicas do especialista

Você está visualizando atualmente Tudo sobre Clareamento Dental: dicas do especialista
Clareamento Dental

1- Como é feito o Clareamento Dental?

O Clareamento Dental é um procedimento odontológico, realizado e orientado pelo dentista, que tem por objetivo clarear os dentes. Ele pode ser feito de duas formas: em consultório odontológico ou através do uso de moldeiras.

  • No clareamento realizado em consultório, o gel é aplicado diretamente sobre o dente pelo dentista. Em geral é realizada uma sessão de clareamento por semana, e o gel utilizado para o clareamento tem uma concentração bem mais forte.

clareamento consultorio daniel malta

  • No clareamento realizado com moldeiras (caseiro), o dentista faz uma moldeira personalizada para o paciente. A aplicação do gel é orientada pelo dentista, mas realizada em casa pelo paciente. De modo geral o paciente deve usar a moldeira com o gel todos os dias pelo tempo determinado pelo dentista. A concentração do gel clareador é mais fraca que a do clareamento em consultório, mas pode variar e em função disso e da sensibilidade do paciente o dentista determinará a melhor estratégia de uso.

clareamento caseiro daniel malta

2- Qual técnica de clareamento é melhor?

Todas as técnicas orientadas por dentista são efetivas. O clareamento caseiro (com moldeiras) é considerado a melhor técnica porque agride menos os dentes. O clareamento caseiro pode ser associado ou não à técnica de consultório. O clareamento com laser não oferece nenhum benefício a mais. Pelo contrário, causa muita sensibilidade e agride mais os dentes.

clareamento dentario funciona

3- Quanto tempo demora o clareamento?

O tratamento dura em média 4 a 5 semanas. Mas em alguns casos pode durar meses.

4- Quanto tempo dura o clareamento dental?

O resultado pode permanecer por anos, a depender dos hábitos alimentares dos pacientes.

5- Como posso aumentar a duração do clareamento?

Para aumentar a longevidade do Clareamento Dental você deve reduzir o consumo de bebidas e alimentos com corantes, como café, vinho tinto, suco de uva e chás escuros. Ao consumi-los, escove os dentes corretamente e use o fio dental.

6- Quais os riscos do Clareamento Dental?

O peróxido de hidrogênio é o agente clareador usado em todas as técnicas. Assim como o álcool e o tabaco, ele é considerado co-cacinorgênico. Ou seja o peróxido de hidrogênio em contato com as mucosas (gengiva, língua, mucosa da bochecha) potencializa o risco de desenvolvimento de câncer bucal. Por isso, o clareamento dental deve sempre ser supervisionado por um Dentista. Nunca faça por contra própria.  O dentista limitará o contato do gel clareador com as mucosas, evitando este risco. Realizado por um dentista o procedimento de clareamento é bastante seguro.

Além disso, o uso indiscriminado (sem orientação adequada) dos géis clareadores pode levar a diminuição da vida dos dentes, causar lesões irreversíveis na boca e trato-gastrointestinal e outros males.

7- As pastas dentais clareadoras funcionam?

As pastas dentais clareadoras funcionam por abrasão (desgaste). Elas possuem agentes abrasivos e químicos que deixam os dentes mais brilhantes. Os cremes dentais clareadores agem removendo as manhas externas, enquanto o clareamento feito pelo Dentista age internamente no dente. O uso contínuo destes cremes dentais clareadores pode deixar o esmalte dental opaco e sem brilho. O desgaste no esmalte provocado pelo uso contínuo dos cremes dentais clareadores é irreversível. Portanto, evite usar os cremes dentais clareadores!

8- Todo mundo pode clarear os dentes? Existem contra-indicações?

Gestantes e pacientes que já tiveram câncer devem ser liberadas por seu médico antes da realização do clareamento dental. Nestes casos é preferível usar a técnica de consultório com proteção da gengiva. Pois desta forma o dentista tem maior controle da aplicação do gel, e o peróxido de hidrogênio não entra em contato com as mucosas.

Quer dicas para fazer o seu clareamento durar mais? Dá uma espiada aqui.

Se quiser uma avaliação personalizada para ver qual a melhor técnica para você, entre em contato 🙂

Baseado em entrevista com Dr. Daniel Malta (CRO/SC 12.467)