O Sorriso Perfeito!

Você está visualizando atualmente O Sorriso Perfeito!

Sorriso Perfeito primeira parteSorriso perfeito segunda parte

Ainda sobraram dúvidas? Veja a transcrição abaixo do infográfico “Sorriso Perfeito” com mais explicações e dicas de como melhorar o seu sorriso:

O sorriso é o cartão de visitas da face. Um sorriso agradável e harmônico abre portas, quebra o gelo e expressa a personalidade de cada um. Mas como se define um sorriso perfeito?

A respeito deste tema já foram realizadas diversas pesquisas que definiram parâmetros técnicos que permitem aos dentistas avaliar a beleza ou harmonia do sorriso.

1- A linha do sorriso perfeito

Idealmente a linha do sorriso (linha que passa pela borda dos dentes superiores anteriores) deve acompanhar a curvatura do lábio inferior.

2- Linha média da face e dos dentes no sorriso

As linhas médias dos dentes devem coincidir com a linha média da face. Uma variação de até 2 mm é aceitável e até desejável pois torna o sorriso mais natural.

3- Exposição dos Incisivos Superiores e Gengiva

Um sorriso perfeito mostra entre 3/4 do incisivo central superior até 2 mm da gengiva sobre este dente. Quanto mais jovem o sorriso normalmente maior a exposição de dente e/ou gengiva.  Conforme o tempo passa, o tecido dos lábios fica mais flácido e dessa forma expõe cada vez menos os dentes durante o sorriso.

Outra peculiaridade é que as mulheres tendem a ter um sorriso que mostra mais a gengiva do que os homens.

4- Nivelamento dos Incisivos e Caninos no Sorriso Perfeito

Este é um ponto de muitas dúvidas entre os pacientes. Os dentes anteriores (incisivos centrais, laterais e caninos) não são nivelados de forma igual. Os incisivos laterais idealmente devem ser 0,5 mm a 1 mm mais curtos que os incisivos centrais e caninos. Esse pequeno degrau entre os dentes proporciona naturalidade e jovialidade ao sorriso. Dentes perfeitamente nivelados (sem nenhum degrau) perdem em estética pois são associados a dentes desgastados pelo tempo e perdem a naturalidade.

O nivelamento dos dentes, assim como a posição da linha média e em muitos casos a exposição de Incisivos pode ser corrigida através da Ortodontia. Um tratamento bem planejado, principalmente se auxiliado pelo planejamento virtual é uma ferramenta fantástica para alcançar o seu melhor sorriso.

5- A largura dos dentes e a Proporção Áurea

Quando olhamos o sorriso bem de frente, como em uma fotografia por exemplo, a largura aparente dos dentes deve obedecer a proporção áurea de 1:1,618.

A Proporção Áurea ou Divina Proporção é uma constante matemática presente frequentemente na natureza, nas artes e arquitetura. Ela por exemplo define a disposição natural de sementes e folhas em diversas plantas. A proporção áurea também está presente em nosso corpo na relação entre a altura e a distância dos pés até o umbigo.

No caso dos dentes, a presença da proporção divida na relação da largura dos dentes anteriores em uma visão bem de frente, é indicativo de equilíbrio e beleza.

É possível corrigir a largura dos dentes através de restaurações, facetas de resina ou lentes de contato dental.

6- Gengiva no Sorriso Perfeito

A gengiva é um fator muito importante na estética do sorriso. Frequentemente ela é esquecida, e acredita-se que procedimentos como clareamento ou facetas darão o resultado suficiente de um sorriso perfeito. Entretanto mesmo em dentes perfeitos, se a gengiva estiver avermelhada (ou com sangramento), inchada, e sem um bom contorno, a estética pode ser bastante comprometida.

Então para o sorriso perfeito a gengiva deve ser saudável, exibindo uma cor rosa pálido. Seu contorno, simetria e textura são fundamentais para o desenho do sorriso. Para garantir isso é fundamental manter uma boa higiene diária e profilaxia odontológica profissional (limpeza) com a frequência adequada.

7- A Forma dos Dentes Anteriores

A forma dos dentes da frente é importante na aparência, individualidade e personalidade do sorriso. De modo geral, a proporção ideal entre altura e largura dos incisivos centrais superiores é de 1:0,8.

Entretanto é importante salientar que a forma dos dentes deve entrar em harmonia com o restante da face. Assim é comum por exemplo que pessoas com a face mais quadrada, tenham dentes com essa mesma tendência.

Assim como a Largura, se a forma dos seus dentes não está em harmonia com a face, é possível fazer a correção com facetas de resina ou porcelana (lentes de contato dental).

8- Cor dos Dentes

Os dentes são naturalmente policromáticos (compostos diversos tons de cores). A parte mais próxima da gengiva é normalmente mais saturada (escurecida) do que a borda  do dente. Este é um fator importante, pois proporciona mais naturalidade ao sorriso.

Existe uma preferência por dentes mais brancos. Entretanto é bom lembrar que dentes naturais não são brancos, e variam de cor de pessoa para pessoa.

O contraste entre a cor da pele e dos lábios e a cor dos dentes altera bastante a percepção da cor real dos dentes. Então uma dica é que ao usar batons de cores mais escuras, os dentes naturalmente parecem mais claros. Também quando estamos com a pela mais bronzeada, os dentes também parecerão mais claros.

Para manter a cor dos dentes, é fundamental uma boa higiene. Através da escovação diária e uso de fio dental é possível reduzir o acúmulo de pigmentos sobre os dentes que dão uma aparência mais escurecida ao sorriso. A limpeza profissional (Profilaxia Odontológica) também desempenha uma papel importante na remoção desses pigmentos superficiais. Mas se o objetivo é mudar a cor dos dentes mesmo, um Clareamento Dentário Profissional pode ser uma boa opção.


Davis, N. C. Smile Design, The Dental Clinics of North America, 51 (2007) 299-318
Ritter et al. World Journal of Orthodontics. Vol 7, numero 3, 2006.