Gengivite ou Periodontite? esclareça suas dúvidas.

• Categoria do post:Periodontia
Você está visualizando atualmente Gengivite ou Periodontite? esclareça suas dúvidas.
Cropped photo of a bearded mustached guy demonstrating his white teeth and red inflamed gums

Você sabe aquele sangramento bobo na gengiva quando escova os dentes ou usa fio dental? Ou então aquela gengiva entre os dentes vermelha e dolorida que incomoda um bocado?

O nome correto para estes problemas é gengivite. É uma inflamação passageira na gengiva, que durante um período pode ficar vermelha, inchada, dolorida e com sangramento.  Até aí sem grandes complicações, uma boa higiene com escova de dentes e fio dental, aliada ao uso de enxaguantes bucais pode ser suficiente para controlar a gengivite.

O problema é quando não damos a devida atenção a esta doença, e deixamos que a gengivite se instale e evolua. Esta inflamação pode então alcançar o osso alveolar que suporta os dentes e iniciar uma complicação bem mais grave chamada periodontite.

Quando a periodontite se instala,  pode ocorrer perda de osso alveolar, retração da gengiva, o dente pode ficar abalado (mole), e eventualmente até ser perdido.

Em casos de periodontite é necessário tratamento periodontal e acompanhamento rigoroso com o dentista para que esta doença possa ser controlada.

O vídeo abaixo explica melhor a respeito da Periodontite e alternativas de tratamento.

Mas se ainda ficar com dúvidas acesse nossa página de Periodontia para mais informações.