Chupar o dedo – Quais os efeitos desse hábito para a saúde bucal?

Você está visualizando atualmente Chupar o dedo – Quais os efeitos desse hábito para a saúde bucal?
Chupar o dedo

O hábito de chupar o dedo é comum em muitas crianças, principalmente pelos bebês. Pois nessa idade, eles tem a necessidade de sucção, e por isso o hábito de chupar a chupeta e dedo acaba fazendo parte da sua vida.

Chupar dedo é natural e instintivo para a criança. Ela começa já no útero materno. Ainda nesta fase o bebê busca automaticamente fortalecer a musculatura responsável pelos movimentos da sucção. O ato proporciona conforto e acalma os pequenos, que o relacionam a um estado de segurança.

Entretanto, sabemos que esse hábito é prejudicial para a saúde bucal. Quando presente em período prolongado, gera desequilíbrio na formação das arcadas dentárias.

➡ Então vamos saber quais os efeitos dele para a saúde bucal.

Mordida aberta pelo hábito de chupar o dedo
Mordida aberta pelo hábito de chupar o dedo.
  • Posição dos dentes –  a posição dos dentes costuma ser o primeiro sinal observado pelos pais das alterações decorrentes do hábito prolongado de sucção dos dedos. Os dentes superiores anteriores costumam inclinar para frente, na região onde o dedo normalmente é posicionado. Já os dentes de baixo frequentemente inclinam para dentro.

  • Alteração do céu da boca – A permanência prolongada do dedo na boca causa um desequilíbrio funcional na região. Essas crianças frequentemente respiram pela boca e assim o céu da boca (palato) tende a ser estreito e profundo. Esta característica muitas vezes está associada a mordida cruzada.

  • Mordida Aberta – é quando existe um espaço entre os dentes de cima e de baixo. Nas crianças que chupam o dedo é comum ver esse espaço exatamente no local onde elas costumam posicionar o dedo.

  • Alterações das funções de fonação e deglutição – dependendo da quantidade de alteração morfológica (posição dos dentes e céu da boca) produzida pelo hábito prolongado de sucção, pode haver comprometimento das funções da fala e da deglutição. A criança pode ter dificuldade em falar certos fonemas.

É interessante saber quais os motivos que fazem a criança chupar o dedo. Muitos pais buscam o tratamento, porém saber como e porque a criança tem esse hábito pode ajudar o tratamento.

➡ Como remover o hábito de chupar o dedo ?

  • Quando tirar – Caso seu bebê já tenha 1 ou 2 anos de idade e ainda chupa o dedo, é o momento de tentar a retirada. É importante saber que com essa idade a criança já está saindo da fase oral, portanto torna-se mais fácil impedir que ela chupe o dedo.

  • O que deve ser observado – os pais devem ficar atentos aos momentos em que o filho coloca o dedo na boca, quando está com sono, ou sente medo, insegurança ou ansiedade, por exemplo.

  • Como tirar – A conversa é o primeiro caminho a seguir. É importante explicar para a criança os malefícios de chupar o dedo. Incentive a criança a trocar hábito de chupar o dedo por uma brincadeira que ela goste. Se você surpreender a criança durante o dia chupando o dedo, não a repreenda, procure propor atividades e brincadeiras para entretê-la de modo criativo.

  • Quando pedir ajuda – Se, mesmo após muita conversa e diversas tentativas diferentes, o hábito persistir para além dos 3 anos. Pode ser válida a avaliação de um pediatra ou psicólogo, antes que a dentição seja prejudicada.

  • Quando levar ao Ortodontista para corrigir os dentes – a partir dos 6 anos já é possível iniciar a intervenção ortodôntica. Então essa é a idade ideal para fazer a primeira avaliação com o Ortodontista. Clique aqui para saber mais sobre essa primeira avaliação ortodôntica.

A melhor maneira de tratar o hábito de chupar o dedo é através de estímulos positivos, pois para seu filho, o hábito de chupar o dedo é uma coisa normal. Elogie seu filho quando não estiver chupando os dedos, diga como ele fica bonito sem o dedo na boca, que ele pode sorrir mais e mostrar todos os dentinhos e as janelinhas que virão, que os dentes vão crescer fortes e bonitos.

Quer mais dicas para cuidar bem da saúde bucal das crianças? Clica aqui e veja várias dicas da nossa Odontopediatra, especialista em saúde bucal infantil.

Ou se preferir agende um horário. Ficaremos felizes em conversar com você 🙂