O Implante Dentário é um tratamento que visa substituir dentes perdidos. O ideal seria que durasse a vida inteira, e de fato isso acontece com muita frequência. Mas existem vários casos em que os implantes acabam perdendo sua estabilidade e portanto são removidos.
É claro que muitos fatores estão envolvidos na longevidade dos implantes dentários. Qualidade do osso onde foi realizada a implantação, boa higiene e boa distribuição das forças da mastigação são alguns fatores que podem interferir no desempenho de um implante dentário.
As causas mais comuns que levam a perda de implantes dentários são:
- Inflamação em torno do Implante. Também conhecida como Perimplantite, e que normalmente está associada ao acúmulo de placa bacteriana na região do implante dentário.
- Excesso de carga sobre o Implante Dentário. Isso pode acontecer quando a prótese instalada sobre o implante não está bem ajustada (prótese alta), ou se a pessoa faz bruxismo (range ou aperta os dentes) sobre o implante.
Então como é possível prevenir essa perda e aumentar a durabilidade dos implantes dentários?
1- Visite seu dentista 1 vez por ano para reavaliar seu implante dentário.
É importante que o dentista avalie no mínimo uma vez por ano seu implante. Nesta avaliação será verificado:
- o ajuste da prótese dentária para ver se está ocorrendo alguma sobre-carga no implante;
- a qualidade e altura da gengiva em torno do implante, para verificar se existe alguma inflamação em torno do implante dentário;
- a qualidade da higiene na região do implante, e se necessário o dentista irá orientar essa higiene para garantir melhor longevidade;
- se existe alguma parafunção, como ranger ou apertar os dentes, que possa estar danificando os implantes dentários.
Desta forma, podem ser adotadas medidas preventivas antes que um problema se instale levando a perda definitiva do implante.
2- Faça profilaxia do Implante Dentário 1 vez ao ano.
Os implantes precisam de uma limpeza especial, que deve ser feita no mínimo uma vez por ano. Nessa limpeza o dentista remove a prótese e limpa diretamente sobre o implante. Nesta ocasião já é realizada uma sondagem para verificar se existem sangramento, inflamação e/ou bolsa perimplantar, que é um espaço entre o osso e o implante.
3- Use o Fio Dental
O fio dental é responsável por remover resíduos que ficam entre os dentes e que poderiam causar inflamação em torno dos implantes. No caso de próteses, algumas vezes são indicados fios especiais, como por exemplo o Superfloss (Oral B) de acordo com o tipo de prótese instalada. Verifique com seu dentista qual o tipo de fio dental mais indicado para você e qual a forma correta de passar.
4- Escove bem sua Prótese Dentária
Mais uma vez esta dica é para evitar a inflamação em volta do implante. Muito capricho na escovação (com uso de escovas macias) e o uso de escovas interdentais ajudam a remover resíduos até das áreas mais complicadas. O dentista deverá orientar a melhor forma de higienizar cada área.
5- Use o Waterpik
No caso das próteses tipo protocolo (próteses totais sobre os implantes) ou próteses que tem dentes suspensos, o waterpik pode ser um auxiliar valioso na higine. Trata-se de um aparelho que solta um jato de água (parecido com o do dentista) que pode ser direcionado por baixo da prótese facilitando a higiene.
Cuide bem de seus implantes, E se ainda sobraram dúvidas entre em contato! Estamos aguardando sua visita!
Quer saber mais sobre Implantes Dentários? A especialista Dra Roberta Ferreira explica tudo aqui.
Revisado pela Dra. Roberta Wienke Ferreira (CRO/SC 11.431)
A Dra Roberta é cirurgiã dentista e atende em Florianópolis , no consultório Trindade Odontologia.