Hoje na odontologia, existem vários tipos de procedimentos novos, sempre pensando em minimizar as dores e com excelentes resultados. E com a laserterapia não é diferente. Vamos saber alguns exemplos de casos onde ela pode ser usada e os principais benefícios da laserterapia na odontologia.
➡ O que é laserterapia odontológica?
A laserterapia é um tratamento realizado através de laser.
O laser é aparelho que emite um feixe de luz, com diferentes comprimentos de onda, que, podem trazer benefícios terapêuticos. A laserterapia, realizada com laser de baixa intensidade tem propriedade analgésica, anti-inflamatória e biomoduladora. E, associado a corantes específicos, também apresenta potencial antimicrobiano (capacidade de matar bactérias).
O laser de baixa intensidade, de uso odontológico tem como benefícios:
-
Alivio de dor – utilizado de maneira terapêutica, o laser promove o alívio de dores da ATM, reduz a sensibilidade dentária, dores de origem pulpar, nevrálgicas, atuando também no pré e pós-operatório de extrações e implantes, por exemplo.
-
Redução de inchaço local – Indicado na aplicação pós-operatória de procedimentos no campo da periodontia, extrações e implantes.
-
Acelera o tempo de reparação em cirurgias orais
-
Descontaminação dos canais dentários na endodontia
É um procedimento não invasivo, sem dor.
➡ A Laserterapia de baixa intensidade pode ser usada na Odontologia para:
-
Dores na articulação da mandíbula
-
Parestesia facial (ausência de sensibilidade na face)
-
Herpes (tratamento e prevenção)
-
Aftas
-
Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária)
-
Bioestimulação óssea
-
Durante a endodontia (Tratamento de canal)
-
Após exodontia (Extração dentária)
-
Lesão traumática
-
Nevralgia do trigêmio (é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir)
-
Prevenção de mucosite (efeito colateral da quimioterapia e radioterapia, levando a formação de erosões e úlceras por toda a mucosa)
-
Tratamento de Osteonecrose (efeito colateral de quimioterapia e radioterapia, levando à necrose dos ossos maxilares)
➡ Conheça o Tratamento de Laserterapia na Odontologia
Apesar do procedimento simples e indolor, o tratamento deve ser indicado e realizado exclusivamente por um profissional habilitado para que seja seguro.
O tratamento consiste na aplicação da luz do laser sobre a área, com ou sem uso de corante, conforme indicação clínica. O protocolo utilizado é estabelecido conforme o caso do paciente, o objetivo da aplicação e as evidências científicas já estabelecidas, para evitar efeitos indesejados.
➡ Existe alguma contra-indicação para a Laserterapia?
Sim, a Laserterapia estimula o metabolismo das células locais, por isso este tratamento não é indicado em casos onde há suspeita de tumores, por exemplo. Mas existem outras contra-indicações e cada caso deve ser avaliado com atenção pelo profissional responsável pelo procedimento.
Ficou interessado?
Revisado pela Dra. Emanuely Silva (CRO/SC 13.746)
A Dra Emanuely Silva é dentista especialista em Endodontia, Mestre em Odontologia / Diagnóstico Bucal com atuação em Estomatologia, habilitada em Laserterapia e atende em Florianópolis , no consultório Trindade Odontologia.