Cárie : tire todas suas dúvidas com nossa especialista

No momento, você está visualizando Cárie : tire todas suas dúvidas com nossa especialista
crianças sorrindo

Mas afinal, o que é cárie?

Cárie é uma doença transmissível causada por bactérias que danificam a superfície dos dentes. Essas lesões podem ser desde manchas brancas ou amarronzadas até cavidades (buracos) na superfície dental. Cuidados com a alimentação, higiene bucal são fundamentais para impedir o desenvolvimento da doença.

A galeria de imagens abaixo, mostra a doença em vários estágios indo desde a mancha branca até a lesão já com cavidade.

[metaslider id=1175]

Como as bactérias causam a cárie?

Nosssa boca é rica em microrganismos, alguns bons e outros capazes de causar doenças. A bactéria que causa a cárie normalmente está presente entre estes microrganismos. Ela se alimenta de restos de comida (principalmente os mais ricos em açúcar) e produz ácido que vai danificar a superfície dental.

Essa bactéria está presente na boca da maioria das pessoas, mas existem pesquisas que indicam que quanto mais tarde a criança entra em contato com essa bactéria, melhor. Por isso, sempre indicamos que os cuidadores (pai, mãe, avós, babás, etc.)  também cuidem de sua saúde bucal. Dessa forma o risco de contaminação precoce da criança diminui.

Quais os sinais ou sintomas da cárie?

Nem sempre é fácil diagnosticar a lesão cariosa, pois as manchas dentais podem ter diversas causas. Por isso é muito importante a avaliação clínica e radiográfica por um dentista.

A cárie costuma iniciar como uma mancha branca sobre os dentes e vai evoluindo até se tornar uma cavidade. A imagem abaixo mostra direitinho essa evolução.

evolucao lesao cariosa

Conforme a lesão cariosa vai se aprofundando, podem aparecer alguns sintomas. Geralmente, cárie em nível de dentina (que já tem cavidade) gera desconforto como sensibilidade ou dor ao se alimentar, escovar os dentes… Em casos de cáries mais avançadas, próximas da polpa (nervo), o dente pode doer sozinho. Porém, esse processo de destruição dental também pode desenvolver e atingir a polpa sem nenhum sintoma de dor.

Qual o tratamento da cárie?

Dentre outros detalhes, o tratamento vai depender da forma e da profundidade da lesão.

Cáries em nível de esmalte como mancha branca não cavitada (sem buraco) podem ser tratadas com sessões de aplicação tópica de flúor no consultório odontológico, associada a orientação de dieta, as técnicas de escovação e ao uso do fio dental.

Já os dentes de leite ou permanentes cavitados pela lesão cariosa devem ser restaurados.  A lesão é removida pelo dentista, e a cavidade (buraco) é preenchido por material restaurador como as resinas compostas por exemplo.

E a cárie de mamadeira, o que é?

A cárie infantil também chamada de cárie de mamadeira ou cárie precoce da infância tem como causa principal o consumo frequente do leite artificial ou materno, sem qualquer tipo de higiene da cavidade oral.

Ela afeta crianças que já tem os dentes, mas não recebem a higiene adequada após as mamadas. A diferença deste tipo de lesão cariosa é a velocidade de evolução. Os dentes que acabaram de nascer são mais suscetíveis a cárie e por isso essas lesões evoluem muito rapidamente. Nestes casos é comum ver vários dentes com lesões cariosas, inclusive em áreas de fácil acesso para higiene.

carie mamadeira
Cárie de Mamadeira

Felizmente estas lesões estão se tornando cada vez menos frequentes devido ao precoce contato das crianças com o flúor e também a orientação que as mães recebem a respeito da importância dos cuidados com a higiene bucal logo no aparecimento dos primeiros dentes.

O que acontece se eu não tratar a cárie?

A lesão cariosa evolui progressivamente. Inicia como uma mancha e segue se aprofundando no dente causando cada vez mais dano a estrutura dental.

Quanto mais profunda a lesão, maiores os riscos de dor. Além disso quando a cárie chega muito próxima a polpa (nervo do dente) ela pode causa a morte do dente. Nestes casos é comum a infecção bacteriana chegar inclusive ao osso que sustenta o dente, causando as lesões periapicais.

Em dentes de leite, essas lesões periapicais podem inclusive prejudicar os dentes permanentes que ainda nem nasceram!

Como evitar a cárie?

A cárie é totalmente dependente do AÇÚCAR. Logo, a alta frequência e quantidade de ingestão de doces como chocolates, balas, refrigerantes, bolachas recheadas…, entre as refeições favorece o aparecimento e desenvolvimento dela.

Para prevenir a cárie algumas dicas de ouro são:

➡ Consumir açúcar moderadamente;

➡ Oferecer doces como sobremesa, evitando petiscos entre as refeições;

➡ Escovar os dentes após as refeições. Veja dicas de como escovar os dentes corretamente AQUI!

➡ Em crianças, a escovação noturna deve ser supervisionada ou realizada por pais ou responsável.

➡ Utilizar pasta dental com flúor mesmo para as crianças pequenas. Veja a quantidade ideal de pasta dental para cada idade na imagem abaixo.

quantidade ideal pasta dentes criancas e bebes

Para mais dicas de como cuidar bem da saúde bucal das crianças Clique Aqui 🙂

Cuide bem de seus dentes! E se ainda sobraram dúvidas entre em contato! Estamos aguardando sua visita!