Atividade de todo o dia. A base para uma boa saúde bucal e qualidade de vida, mas você sabe como escovar os dentes de forma correta?
Vamos explicar tudinho para você não ter mais dúvidas!
1- Qual a melhor escova de dentes para mim?
De modo geral, a escova de dentes mais indicada para a maioria das pessoas tem cabeça pequena, cerdas macias e retas. Uma boa densidade de cerdas é importante e faz com que a higiene seja mais eficiente. Acessórios como cerdas de borrracha ou cruzadas são desnecessários e podem até prejudicar a higiene.
Em casos especiais o dentista após um exame acurado pode indicar o uso de escovas diferenciadas para ajudar na higiene. Nestes casos podem ser indicadas escovas elétricas, com cerdas especiais, etc.
Dica da dentista
A escova deve ser trocada a cada 3 meses ou assim que perceber que as cerdas estão danificadas. Algumas escovas tem indicadores de cor que ajudam a determinar a durabilidade da escova.
Curiosidade: Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que o brasileiro troca de escova de dentes em média a cada 18 meses.
2- Qual a pasta de dentes mais indicada?
O principal em uma pasta de dente é a presença de Flúor. Ele auxiliará tanto na eliminação das bactérias que causam cárie como no fortalecimento dos dentes. Além disso já está comprovado que o uso diário de flúor ajuda a diminuir a sensibilidade dentária.
⇒ Pastas dentais clareadoras: em geral funcionam pela remoção dos pigmentos que aderem sobre a superfície do dente. Não são produtos que clareiam o dente internamente como é feito no clareamento dentário profissional.
Quer saber mais sobre o Clareamento dental veja este artigo: Clareamento Dental Caseiro ou a Laser: qual é melhor?
Pastas clareadoras, por serem mais abrasivas podem estar relacionadas com aumento da sensibilidade dental e irritações gengivais. Então não recomendamos o uso contínuo por longo tempo destes produtos.
⇒ Pastas dentais para dentes sensíveis: costumam ter em sua composição além do flúor, outros agentes dessensibilizantes. São bastante eficientes na redução da sensibilidade dentária leve. Para casos mais severos é fundamental consultar um dentista!
Para mais informações a respeito de sensibilidade dental dá uma olhada neste post: Você sabia que beber energéticos pode deixar os dentes mais sensíveis?
Dica da Dentista
Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria é indicado o uso de pastas dentais com flúor para crianças já desde o aparecimento do primeiro dente. Nestes casos é importante que os pais ou responsáveis façam a escovação controlando a quantidade de creme dental. É indicada quantidade bem pequena de pasta, do tamanho de um grão de arroz. Veja no fim deste artigo algumas dicas de como escovar os dentes das crianças!!
3- Mas afinal como escovar os dentes de forma correta?
- Posicione a escova dental em 45° na junção entre a gengiva e o dente e faça o movimento como se estivesse varrendo em direção a ponta do dente. Repita este movimento 3 ou 4 vezes a cada 2 ou 3 dentes. Contorne todos os dentes de cima e de baixo pela parte de fora (das bochechas).
- Repita este mesmo movimento na parte de dentro dos dente (da língua).
- Limpe a parte dos dentes que morde com movimentos de vai e vem.
- Finalize escovando a língua.
- E não esqueça de usar o fio dental pelo menos 1 vez por dia!
Complicou?! Dá uma olhada no vídeo aí embaixo que mostra direitinho a técnica!
Dicas da Dentista:
⇒ Não use muita força para escovar os dentes. O excesso de força pode desgastar excessivamente a superfície dental, além de machucar as gengivas.
Força não é sinônimo de boa escovação!
⇒ Tenha paciência! Não adianta escovar os dentes correndo. Principalmente na escovação da noite, invista tempo em garantir que toda a placa bacteriana seja removida. Capriche! Vai valer a pena!
⇒ Escove pelo menos 3 vezes por dia! Lembrando que a escovação dentária mais importante é antes de dormir.
E como escovar os dentes das crianças de forma correta?
Aplicar a técnica de escovação descrita acima pode não ser a tarefa mais fácil em uma criança de 2 ou 3 anos. Então, para escovar o dente das crianças utilize a técnica de escovação circular:
- Faça movimentos circulares sobre a superfície dos dentes indo até a linha da gengiva. Contorne todos os dentes de cima e de baixo pela parte de fora (das bochechas).
- Repita este mesmo movimento na parte de dentro dos dente (da língua).
- Limpe a parte dos dentes que morde com movimentos de vai e vem (trenzinho).
- Finalize escovando a língua.
- E não esqueça de usar o fio dental pelo menos 1 vez por dia. Sim, crianças também devem usar fio dental!!
Dica da dentista (e mãe também!)
⇒ A escova das crianças deve ter a cabeça bem pequena e ser bem macia!
⇒ Cuidado com o excesso de força!
⇒ Brigar não adianta! Tente fazer este momento ser divertido e lúdico. Use sua criatividade. Invente histórias. Mostre os “bichinhos” que estão saindo da boca. Promova uma verdadeira caçada aos “bichinhos” e comemore cada remoção!
⇒ Explique que estes “bichinhos” estragam os dentes quando comem o restinho dos alimentos do dia. Crianças são muito inteligentes! Sempre lembro para minha filha o que ela comeu ao longo do dia, e explico que os “bichinhos” adoram estes alimentos, principalmente quando é dia de doces!
⇒ Use desenhos, vídeos e histórias para te ajudar e mostrar como escovar os dentes !