Contenção Ortodôntica : veja como cuidar bem da sua!

  • Categoria do post:Ortodontia
Você está visualizando atualmente Contenção Ortodôntica : veja como cuidar bem da sua!
Contenção Ortodôntica

Tirou o aparelho fixo! Está tudo perfeito e o ortodontista indicou o uso de um aparelho móvel, a contenção. E agora?! Quanto tempo vou usar? Devo dormir com ela? Tiro para comer? Como limpar a contenção ortodôntica?

Vamos responder todas essas perguntas e mais um pouco.

Em primeiro lugar, para que serve a contenção ortodôntica ou aparelho móvel?

Este é um aparelho utilizado para dar mais segurança ao tratamento ortodôntico, e evitar que os dentes saiam da posição obtida pelo ortodontista.

Não estou me adaptando ao aparelho, tem outras opções de contenção?

Sim existem vários tipos de contenções ortodônticas: Contenção tipo Placa Hawley, Contenção tipo Placa Hawley Estética, Contenção tipo Placa à vácuo, Contenção fixa colada aos dentes. Para saber mais dá uma olhada neste artigo:

Contenção Ortodôntica Estética: você já ouviu falar?

.Por quanto tempo tenho que usar as contenções?

O protocolo de uso de contenção vária muito de acordo com a complexidade de cada caso, e preferência do dentista. Costuma variar de 1 a 5 anos. Mas conversar com o seu ortodontista para ver o período ideal de uso do aparelho móvel para o seu caso é a melhor opção.

Eventualmente pode ser indicado o uso das contenções indefinidamente. Nestes casos existe um grande risco de os dentes alterarem suas posições e por isso o ortodontista prefere manter o uso do aparelho móvel.

Preciso usar a contenção para dormir?

Normalmente sim! É o período mais importante de uso, pois o aparelho fica por mais horas contínuas na boca.

A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro. Às vezes é indicado o uso de 24h/dia removendo somente para comer e escovar os dentes, em outras somente o uso noturno já é suficiente.

Posso comer com a contenção ortodôntica?

Não. Além de ser bastante desconfortável, os pigmentos naturais dos alimentos aos poucos vão impregnando no aparelho acelerando sua deterioração. Se forem alimentos quentes, o calor pode causar uma distorção do aparelho.

A única exceção é para tomar água fria ou a temperatura ambiente. Neste caso não haveria problema.

Como faço para limpar a contenção?

Algumas regras devem ser observadas para que a contenção não acumule tártaro (aquele branquinho que fica grudado na contenção) e dure por mais tempo:

1- Sempre limpe a contenção logo que tirar da boca. Nunca guarde úmida com saliva na caixinha.

2- Escove a contenção com sua escova de dentes sem pasta dental. O creme dental tem componentes abrasivos que tiram o polimento e o brilho da contenção.

3- Deixe a contenção em imersão em solução de antisséptico bucal por 30 minutos, 1 vez por semana. A resina que compõe a contenção é porosa permitindo que microrganismos se instalem. O antisséptico penetra nas porosidades e reduz essa proliferação.

⇒ Cuide apenas com a cor da Solução Antisséptica. Se ela tiver muito corante pode alterar a cor da contenção.

Antisseptico bucal
Antisséptico Bucal

Mais dicas da Ortodontista

• Cuidado com o calor na contenção! Nunca use água quente para limpeza de seus aparelhos móveis.

• Guarde sempre suas contenções ortodônticas na caixinha fornecida pelo ortodontista. Evite embrulhar em guardanapos ou guardar no bolso ou em mochilas. Essas são as formas mais comuns de perder ou quebrar os aparelhos móveis!

• Use a contenção pelo tempo indicado pelo ortodontista. Essa é a melhor forma de prevenir qualquer problema com seu tratamento ortodôntico.