Grande parte de nosso dia são hábitos. Hábitos saudáveis levam a uma maior qualidade de vida, enquanto maus hábitos podem causar grandes transtornos.
Segundo uma pesquisa realizada na Duke University em 2006 mais de 40% do que fazemos todos os dias não são decisões conscientes, mas sim hábitos automáticos.
Demoramos em média 66 dias para adquirir um novo hábito!
Um estudo da University College de Londres, na Inglaterra, publicado no European Journal of Social Psychology descobriu que são necessários em média 66 dias para o desenvolvimento de um novo hábito. Esse período pode variar em função da complexidade do hábito a ser adquirido.
Os hábitos tanto bons quanto ruins são um verdadeiro calcanhar de aquiles na Odontologia. Todos os dias conversamos com nossos pacientes orientando para a mudança e instalação de hábitos mais saudáveis.
Então dá uma olhada em hábitos bastante comuns que podem prejudicar sua saúde bucal:
1- Dar aquela conferida no celular logo antes de dormir.
Hábito de muita gente!!! A luz emitida pela tela dos aparelhos celulares manda uma mensagem para o cérebro não liberar melatonina, pois ainda não é hora de dormir. A melatonina é um dos hormônios responsáveis pela regulação do sono.
O sono prejudicado predispõe e piora complicações como o Bruxismo por exemplo.
Dica de Hábitos Saudáveis: 1 hora antes de dormir não olhar celulares nem tablets. Use este tempo para tomar um banho relaxante e descansar a cabeça!
2- Preguicinha de escovar os dentes antes de dormir
A escovação antes de dormir é a mais importante!
Quando dormimos a produção de saliva diminui, e a boca fica menos protegida contra a ação das bactérias. Quando não escovamos antes de dormir, ficam restos de alimentos que são o combustível para as bactérias produzirem ácidos que atacam nossos dentes. Para piorar essa situação se mantém por toda a noite enquanto dormimos.
Clique aqui e veja dicas para escovar bem seus dentes: Você sabe escovar os dentes de forma correta?
Dica de Hábitos Saudáveis: escovar bem os dentes e usar o fio dental antes de dormir. Após essa escovação não comer nem beber nada além de água.
3- Não usar hidratante labial
Os lábios estão sujeitos a agressões assim como nossa pele. No verão a maior incidência de Sol e o uso frequente de ar condionado que resseca os lábios. No inverno o tempo seco e o frio também maltratam os coitados!
O resultado são lábios secos que racham com facilidade e ficam soltando pelinhas. Por favor, não fique puxando essas peles soltas, você só vai acabar se machucando sem resolver o problema. Olha aí embaixo como resolver esse problema ?
Dica de Hábitos Saudáveis: Antes de dormir aplique um hidratante labial. Costumo indicar Bepantol Derma, ou Ceralip que são excelentes. Mas para quebrar um galho, até o Bepantol Baby serve!
4- Beber pouca água
A água é o principal combustível do corpo. Quando ingerimos pouca água reduzimos a produção de saliva.
O fluxo da saliva faz autolimpeza da boca. Além disso, a saliva neutraliza a ação das bactérias que causam danos ao nossos dentes. Então a redução deixa nossa boca menos protegida e mais sujeita a problemas como a cárie.
Dica de Hábitos Saudáveis: Carregue sempre uma garrafinha de água com você. Tome bastante água ao longo de todo o dia!
5- Não usar protetor solar nos lábios
Você sabia que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Santa Catarina é o estado que tem a maior incidência de câncer de pele.
Isso acontece pois Santa Catarina está localizada em uma região de grande incidência de radiação ultravioleta (aquela responsável tanto pelo bronzeamento quanto por queimaduras e câncer de pele). E a colonização feita por povos europeus, em geral de pele clara, mais sujeitos a contrair a doença.
Os lábios assim como a pele são submetidos as agressões causadas pela radiação ultravioleta. Por isso devem ser protegidos com protetores solares especiais para a região.
Dica de Hábitos Saudáveis: Use protetor solar labial diariamente. Se for usar batom, aposte naqueles que já vem com protetores solares!
6- Morder a bochecha
Existem pessoas que ficam mordendo a bochecha como se fosse um tique mesmo. O problema é que a bochecha fica sempre um pouco machucada. Se olhar bem, é comum ver áreas esbranquiçadas bem no local onde a mordida acontece.
Fique esperto também que essa marca de bochechas mordiscadas também acontece quando estamos fazendo Bruxismo!
Existem estudos que relacionam traumas crônicos como este com o desenvolvimento de câncer de boca. Nada ainda foi confirmado definitivamente. Mas na dúvida é melhor prevenir!
Dica de Hábitos Saudáveis: Evite qualquer hábito que gere trauma (machucados) constante. Procure seu dentista para avaliar direitinho sua situação!
7- Roer unhas
Esse é um hábito péssimo! Além de deixar as unhas com mau aspecto ainda causa desgaste dos dentes.
Para corrigir só suspendendo o hábito e restaurando a parte desgastada com resina ou porcelana.
Dica de Hábitos Saudáveis: Usar temporariamente unhas de porcelana pode ser um incentivo para acabar de uma vez com esse hábito!
Quer mais informações agende sua avaliação. Ficaremos felizes de conversar com você 🙂