Ainda sobraram dúvidas? Veja a transcrição abaixo do infográfico “Sorriso Perfeito” com mais explicações e dicas de como melhorar o seu sorriso:
O sorriso é o cartão de visitas da face. Um sorriso agradável e harmônico abre portas, quebra o gelo e expressa a personalidade de cada um. Mas como se define um sorriso perfeito?
A respeito deste tema já foram realizadas diversas pesquisas que definiram parâmetros técnicos que permitem aos dentistas avaliar a beleza ou harmonia do sorriso.
1- A linha do sorriso perfeito
Idealmente a linha do sorriso (linha que passa pela borda dos dentes superiores anteriores) deve acompanhar a curvatura do lábio inferior.
2- Linha média da face e dos dentes no sorriso
As linhas médias dos dentes devem coincidir com a linha média da face. Uma variação de até 2 mm é aceitável e até desejável pois torna o sorriso mais natural.
3- Exposição dos Incisivos Superiores e Gengiva
Um sorriso perfeito mostra entre 3/4 do incisivo central superior até 2 mm da gengiva sobre este dente. Quanto mais jovem o sorriso normalmente maior a exposição de dente e/ou gengiva. Conforme o tempo passa, o tecido dos lábios fica mais flácido e dessa forma expõe cada vez menos os dentes durante o sorriso.
Outra peculiaridade é que as mulheres tendem a ter um sorriso que mostra mais a gengiva do que os homens.
4- Nivelamento dos Incisivos e Caninos no Sorriso Perfeito
Este é um ponto de muitas dúvidas entre os pacientes. Os dentes anteriores (incisivos centrais, laterais e caninos) não são nivelados de forma igual. Os incisivos laterais idealmente devem ser 0,5 mm a 1 mm mais curtos que os incisivos centrais e caninos. Esse pequeno degrau entre os dentes proporciona naturalidade e jovialidade ao sorriso. Dentes perfeitamente nivelados (sem nenhum degrau) perdem em estética pois são associados a dentes desgastados pelo tempo e perdem a naturalidade.
O nivelamento dos dentes, assim como a posição da linha média e em muitos casos a exposição de Incisivos pode ser corrigida através da Ortodontia. Um tratamento bem planejado, principalmente se auxiliado pelo planejamento virtual é uma ferramenta fantástica para alcançar o seu melhor sorriso.
5- A largura dos dentes e a Proporção Áurea
Quando olhamos o sorriso bem de frente, como em uma fotografia por exemplo, a largura aparente dos dentes deve obedecer a proporção áurea de 1:1,618.
A Proporção Áurea ou Divina Proporção é uma constante matemática presente frequentemente na natureza, nas artes e arquitetura. Ela por exemplo define a disposição natural de sementes e folhas em diversas plantas. A proporção áurea também está presente em nosso corpo na relação entre a altura e a distância dos pés até o umbigo.
No caso dos dentes, a presença da proporção divida na relação da largura dos dentes anteriores em uma visão bem de frente, é indicativo de equilíbrio e beleza.
É possível corrigir a largura dos dentes através de restaurações, facetas de resina ou lentes de contato dental.
6- Gengiva no Sorriso Perfeito
A gengiva é um fator muito importante na estética do sorriso. Frequentemente ela é esquecida, e acredita-se que procedimentos como clareamento ou facetas darão o resultado suficiente de um sorriso perfeito. Entretanto mesmo em dentes perfeitos, se a gengiva estiver avermelhada (ou com sangramento), inchada, e sem um bom contorno, a estética pode ser bastante comprometida.
Então para o sorriso perfeito a gengiva deve ser saudável, exibindo uma cor rosa pálido. Seu contorno, simetria e textura são fundamentais para o desenho do sorriso. Para garantir isso é fundamental manter uma boa higiene diária e profilaxia odontológica profissional (limpeza) com a frequência adequada.
7- A Forma dos Dentes Anteriores
A forma dos dentes da frente é importante na aparência, individualidade e personalidade do sorriso. De modo geral, a proporção ideal entre altura e largura dos incisivos centrais superiores é de 1:0,8.
Entretanto é importante salientar que a forma dos dentes deve entrar em harmonia com o restante da face. Assim é comum por exemplo que pessoas com a face mais quadrada, tenham dentes com essa mesma tendência.
Assim como a Largura, se a forma dos seus dentes não está em harmonia com a face, é possível fazer a correção com facetas de resina ou porcelana (lentes de contato dental).
8- Cor dos Dentes
Os dentes são naturalmente policromáticos (compostos diversos tons de cores). A parte mais próxima da gengiva é normalmente mais saturada (escurecida) do que a borda do dente. Este é um fator importante, pois proporciona mais naturalidade ao sorriso.
Existe uma preferência por dentes mais brancos. Entretanto é bom lembrar que dentes naturais não são brancos, e variam de cor de pessoa para pessoa.
O contraste entre a cor da pele e dos lábios e a cor dos dentes altera bastante a percepção da cor real dos dentes. Então uma dica é que ao usar batons de cores mais escuras, os dentes naturalmente parecem mais claros. Também quando estamos com a pela mais bronzeada, os dentes também parecerão mais claros.
Para manter a cor dos dentes, é fundamental uma boa higiene. Através da escovação diária e uso de fio dental é possível reduzir o acúmulo de pigmentos sobre os dentes que dão uma aparência mais escurecida ao sorriso. A limpeza profissional (Profilaxia Odontológica) também desempenha uma papel importante na remoção desses pigmentos superficiais. Mas se o objetivo é mudar a cor dos dentes mesmo, um Clareamento Dentário Profissional pode ser uma boa opção.