A idade ideal para fazer a primeira avaliação ortodôntica é aos 6 anos de idade. Entretanto a criança pode ser avaliada antes se o dentista clínico que acompanha a criança julgar necessário.
E por que tão cedo? Meu filho nem trocou os dentes ainda?
A ortodontia atua de 2 formas principais: preventiva e corretiva.
Ortodontia Corretiva
É quando observamos um problema já instalado e precisamos corrigi-lo de modo geral sem aproveitar o crescimento da criança. Tratamentos corretivos começam já a partir dos 12 anos de idade.
Podem ser usados os aparelhos fixos colados sobre os dentes ou os alinhadores ortodônticos transparentes. Muitas vezes, com a impossibilidade de tratar diretamente a causa do problema, precisamos fazer um tratamento compensatório que apenas mascara o problema.
Ortodontia Preventiva
Quando avaliamos uma criança entre 6 ou 7 anos de idade, podemos detectar problemas dos arcos dentários, dos ossos da face e também dos dentes. E como a criança ainda tem muito crescimento, temos a oportunidade de planejar o tratamento aproveitando o máximo potencial de desenvolvimento. Mas deixa eu explicar melhor.
O que o ortodontista vai avaliar nessa primeira consulta?
- Forma do Rosto (ossos da face)
- Quantidade de Dentes e suas Posições
- Troca de dentes (Cronologia da Erupção)
- Forma dos arcos dentários
- Relação entre os dentes de cima e os de baixo (oclusão)
E já dá para colocar aparelho ortodôntico?
Sim. Mas o planejamento do tratamento é diferente. São determinadas etapas de acordo com o problema observado e desenvolvimento da criança.
O ortodontista vai indicar a melhor idade para a correção de cada problema e assim planejar o tratamento.
Por exemplo…
Um caso muito comum já aos 6 anos é a mordida cruzada. O tratamento normalmente é feito com expansores maxilares, e a correção é bem rápida (demora apenas alguns meses). Quanto antes for feito o tratamento da mordida cruzada melhor. Pois enquanto o problema está presente, ele atrapalha o desenvolvimento dos dentes e dos ossos maxilares. É comum em casos não tratados que ao final do crescimento, a mandíbula (osso maxilar de baixo) fique levemente torta (deslocada para o lado).
Por outro lado quando é feita a correção logo no início, a face pode se desenvolver normalmente, o que minimiza futuros problemas.
Agora ficou mais claro?
Mas é tão importante assim avaliar a criança no Ortodontista tão cedo?
Sim é muito importante!! Existem alguns aparelhos que só funcionam em determinadas idades. E quando perdemos o período ideal de tratamento, temos que buscar alternativas mais complexas e com resultados piores.
Os problemas mais comuns que encontramos já em torno dos 6 são:
⇒ Falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes
⇒ Mordida cruzada tanto do lado quanto nos dentes da frente
⇒ Discrepâncias das bases ósseas: problema genético que faz com que os ossos da face não tenham o equilíbrio correto e assim os dentes não se encaixam bem.
⇒ Mordida aberta: os dentes da frente não se encostam. Normalmente resultado de uso de chupeta, mamadeira ou chupar o dedo.
E aí? Seu filho já até passou da idade ideal da Avaliação Ortodôntica? Não tem problema. Agende a avaliação e indicaremos a melhor opção de tratamento! O importante é a partir dos 6 anos, consultar o Ortodontista tão logo seja possível!