Aparelho Ortodôntico e Esporte: é possível conciliar?

Você está visualizando atualmente Aparelho Ortodôntico e Esporte: é possível conciliar?
Aparelho Ortodôntico e Esporte

Muitas vezes somos questionados se durante o uso do aparelho ortodôntico é possível continuar realizando esportes como judo, boxe, MMA, jiu jitsu, rugby, entre outros que envolvem maior risco de traumas na região de boca e face.

Para iniciar essa conversa, e já aproveitando este clima de Olimpíadas, é importante salientar que uma boa saúde bucal é muito importante para o bom desempenho do atleta. Limitações funcionais (respiração e alimentação principalmente) relacionadas ao mau posicionamento dentário, ou outras desordens na boca como cárie, doenças periodontais, etc podem afetar capacidade física do atleta, atrapalhando seu desempenho.  Por estes motivos tanto as Comissões Olímpicas como Panamericanas contam com dentistas em suas equipes.

Mas voltando ao assunto do Aparelho Ortodôntico, é possível realizar esportes com ele?

Sim!! Para isso dois pontos devem ser considerados:

É importante manter uma ótima higiene bucal.

Em primeiro lugar o atleta deve ter especial atenção a higiene do aparelho ortodôntico, para evitar o acúmulo de placa bacteriana. Como já falamos, doenças da cavidade bucal como cárie e as doenças periodontais podem afetar o desempenho físico. Então muito capricho na higiene é fundamental. Para ver como escovar bem o aparelho vale a pena dar uma espiada no post “Como escovar de forma correta o Aparelho Ortodôntico

Protetor Bucal, é imprescindível para atletas que usam aparelho ortodôntico.

Em caso de esportes com maior risco de impacto é fundamental o uso de Protetores Bucais. Na verdade esses protetores devem ser usados mesmo por atletas que não usem aparelho ortodôntico para proteger os dentes. Esses protetores podem ser personalizados, ou seja, feitos especificamente para cada pessoa pelo dentista. Ou existem opções encontradas em lojas de artigos esportivos em que o próprio atleta molda o protetor bucal com auxílio de água morna. De acordo com a Academia Norte Americana de Odontologia Desportiva, com o uso dos protetores bucais o risco de perda de dentes dimuinui em até 80%.

protetor bucal esportivo personalizado
Protetor Bucal Esportivo Personalizado

Invisalign: excelente alternativa para conciliar esporte e tratamento ortodôntico

Uma alternativa conveniente para conciliar o tratamento ortodôntico e a prática esportiva, são os alinhadores invisíveis (Invisalign). Esses alinhadores por serem removíveis proporcionam maior facilidade de higiene, e podem ser tirados no momento da prática do esporte. Dessa forma evita qualquer aumento do risco de lesões bucais no caso de impactos.

invisalign
Invisalign